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COLUNA DA NUTRICIONISTA – Dra. Calila Santiago

Combinações de alimentos que fazem bem à saúde

Feijão com Arroz

O feijão com arroz é uma dupla mais do que recomendada, pois o que falta em um pode ser encontrado no outro. Isso porque os aminoácidos (menor unidade formadora das proteínas) do arroz somados aos do feijão tornam o prato uma fonte proteica semelhante à carne, ou seja, de alto valor biológico, onde reúnem todos os aminoácidos essenciais e em quantidades ideais para o organismo. “Além disso, o arroz apresenta um índice glicêmico elevado, aumentando a taxa de glicose no sangue, enquanto que o feijão é rico em fibras, que mantêm a glicemia estável”.

Tomate com azeite

“As gorduras mono e poli-insaturadas, presentes no azeite, permitem maior absorção do licopeno, antioxidante presente no tomate”.  O licopeno é um carotenóide conhecido por combater radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelo surgimento de diversas doenças, como o câncer. Outra dica para melhorar a absorção desse nutriente pelo organismo é optar pela versão em molho do tomate. “O aquecimento rompe membranas que liberam o licopeno e favorecem o contato com a parede intestinal”, Por isso, nada melhor do que na macarronada com um fio de azeite como toque final.

Carne com laranja

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C. A carne vermelha, por sua vez, é rica em ferro. “Se consumidos juntos, o ferro é mais bem aproveitado pelo corpo”. A união é importante principalmente quando a fonte de ferro for de origem vegetal. Neste caso, a vitamina C é indispensável para que haja absorção do nutriente.

Mamão com linhaça

Mamão e linhaça são uma dupla mais do que recomendada para pessoas com prisão de ventre. “Ambos os alimentos auxiliam no bom funcionamento do intestino”. O mamão é rico em fibras, sais minais e betacaroteno, potente antioxidante. A linhaça, por sua vez, é fonte de fibras solúveis e insolúveis, que aumentam o produto e auxiliam no trânsito intestinal.

Tomate com brócolis

Tomate e brócolis travam uma verdadeira batalha contra o crescimento de células tumorais. “O licopeno do tomate e o sulforafano do brócolis são potentes antioxidantes e são famosos principalmente na prevenção do câncer de próstata”.

Calila SantiagoDra. Calila Santiago
Nutricionista – CRN 4904
Pós graduando em Nutrição Clínica e Saúde Pública | [email protected]

1 resposta para “COLUNA DA NUTRICIONISTA – Dra. Calila Santiago”

  • GIZELDA SANTOS DE ABREU PEREIRA disse:

    As dicas de uma boa alimentação para melhora nossa saúde é muito legal continue colocando dica mas aumente as senhas para atendimento por favor.

    parabéns.

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