Share Button

Por g1 BA

Barragem em Jussiape se rompe | Foto: Divulgação/ Terra Querida Jussiape BA

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Adson Marchesini, relatou preocupação com o volume de água em barragens no estado. Ao menos 10 delas estão em nível crítico, por causa das fortes chuvas que caem no estado desde o mês de novembro.

Segundo o coronel, apesar da situação alarmante, as barragens não correm o risco iminente de rompimento. Marchesini também destacou que as estruturas que já se romperam no estado são construções privadas.

“Precisamos esclarecer um problema: nós temos várias barragens em nível crítico, com relação à quantidade de água, não com relação à possibilidade de um rompimento da barragem. As barragens que estão se rompendo são barragens privadas, naturalmente feitas por fazendeiros, tendo em vista que as regiões sofrem com problemas de chuvas, e eles acabam construindo barragens em suas próprias propriedades, pequenas barragens”.

“Essas barragens de água foram se rompendo com essa situação e isso acabou causando um efeito dominó, mas as barragens principais do estado estão tranquilas até o momento”.

Entre os rompimentos de barragens mais recentes estão a de Vitória da Conquista, na noite de sábado (25), e a de Jussiape, na Chapada Diamantina, na manhã de domingo (26).

O coronel Marchesini informou ainda que todas as barragens administradas pelo governo da Bahia estão em observação, para evitar acidentes.

“A quantidade do nível de água nelas é o que realmente nós estamos em observação, com todas elas. As equipes responsáveis por cada uma de suas barragens estão fazendo monitoramento e a liberação de água na medida do controle para que evite qualquer tipo de problema maior para as comunidades ribeirinhas”.

Deixo o seu comentário

comentário(s)