Comunidade católica de Santaluz celebra Corpus Christi com confecção de tapetes, missa e procissão
A comunidade católica de Santaluz se reuniu na quinta-feira (30) para celebrar o Corpus Christi. Desde cedo, fiéis de todas as idades confeccionaram os tradicionais tapetes nas ruas ao redor da Igreja Matriz da Paróquia Santa Luzia. A missa solene, realizada no final da tarde, foi o ponto alto da celebração. Logo após, os fiéis participaram de uma procissão pelas ruas do centro da cidade.
O Corpus Christi, que significa ‘Corpo de Cristo’ em latim, celebra a fé na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia. Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a solenidade foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, após um milagre em Bolsena, na Itália. Nesse milagre, um sacerdote chamado Pedro de Praga teve suas dúvidas sobre a presença real de Cristo na hóstia sacramentada desfeitas quando o pão consagrado se transformou em carne e sangue.
Em muitas cidades, os tapetes com desenhos de inspiração religiosa são um elemento marcante da celebração, vistos como uma forma de homenagear o Santíssimo Sacramento e demonstrar a fé e a devoção do povo.
Notícias de Santaluz