Share Button
Foto: Notícias de Santaluz

Evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Queimadas | Foto: Ascom PMQ

Com o tema ‘Vigilância em saúde: direito, conquistas e defesa de um SUS público de qualidade’, aconteceu, na manhã desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Queimadas, a 1ª Conferência de Vigilância em Saúde. O evento aberto ao público, que teve caráter de reunião ampliada, foi realizado pelo Conselho Municipal  de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Foram discutidos vários eixos incluídos a integração dos programas das vigilâncias epidemiológica, sanitária, em saúde ambiental, do trabalhador e laboratórios de saúde pública. As responsabilidades do estado, dos municípios e do governo federal com a vigilância em saúde pública também estiveram em pauta. Estiveram presentes diversos profissionais da saúde  municipal, o prefeito André Andrade, os vereadores Valmir Coxinha, Givaldo de Bimba, Lúcia de Pininho e André de Maurinho, e o reverendo Carlos André Duarte, representando a Igreja Batista de Queimadas, além da comunidade em geral.

O prefeito dew Queimadas André Andrade | Foto: Notícias de Santaluz

O prefeito de Queimadas André Andrade | Foto: Ascom PMQ

O prefeito André Andrade frisou as dificuldades encontradas para gerir a saúde do município. “Recebemos unidades médicas com problemas em suas estruturas físicas, além de poucos recursos destinados a gerir uma pasta tão importante como é a saúde. Temos um hospital e mais seis postos de saúde da família, que têm um custo operacional muito alto. A situação tende a ficar ainda mais complicada a partir de 2018, devido a execução da proposta do governo Michel Temer que estabelece um teto para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Essa ‘PEC da maldade’ vai congelar investimentos nas áreas de saúde e educação, o que acaba afetando municípios carentes como Queimadas”, explica André Andrade.

“Contudo, continuaremos empenhados em fazer uma gestão em prol do nosso povo. Nesse sentido, foi aprovado hoje, na CIB (Comissão Intergestores Bipartite) a gestão plena do SUS no nosso município. Uma conquista do povo de Queimadas e que servirá pra aumentar a qualidade da saúde no nosso município. Mesmo diante de todo esse cenário de dificuldade, não mediremos esforços para continuar cuidando bem do povo queimadense, principal patrimônio de Queimadas”, afirma o prefeito.

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Queimadas

Deixo o seu comentário

comentário(s)