Share Button

Imagem ilustrativa | Foto: Freepik

A confiança do empresariado baiano sofreu nova queda em janeiro, marcando a 12ª retração consecutiva e atingindo o menor nível desde maio de 2021. O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (Iceb), calculado pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), registrou -212 pontos no primeiro mês deste ano, reforçando um cenário de pessimismo moderado.

A queda expressiva em relação a dezembro, quando o indicador estava em -88 pontos, representa um aumento de 124 pontos na incerteza do setor. Essa foi a queda mais acentuada desde novembro de 2022.

Todos os setores analisados apresentaram desempenho negativo. O setor de serviços registrou a maior queda, com -282 pontos. O comércio ficou com -111 pontos, a indústria com -139, e a agropecuária, apesar de liderar em desempenho pelo sétimo mês seguido, fechou com -98 pontos.

Entre os fatores que mais influenciaram o pessimismo do empresariado estão juros elevados, dificuldade no acesso ao crédito e preocupações com a situação financeira das empresas. Por outro lado, temas como exportação, PIB nacional e PIB estadual tiveram um desempenho um pouco mais favorável dentro do indicador.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)