WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Devotos de Santa Luzia presenteiam Santaluz com estátua da padroeira da cidade

Share Button
Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A comunidade cristã católica do município de Santaluz, na região sisaleira da Bahia, está em festa. No início da madrugada deste sábado (4), foi entregue uma escultura de Santa Luzia, padroeira da cidade. 

A imagem foi colocada na praça em frente à igreja matriz da paróquia que leva o nome da santa protetora dos olhos. O espaço público foi revitalizado recentemente como parte de um projeto de requalificação urbana que está sendo executado pela prefeitura.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

“O monumento foi confeccionado pelo artista plástico Gilvan Donato em um ateliê na cidade de Cumbe, localizada a 90 quilômetros da capital Aracaju, na região do médio Sertão de Sergipe, fruto de doação de um grupo de devotos de Santa Luzia”, explicou o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Wellington Góes.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Um esquema especial envolvendo uma carreta, um guindaste e um caminhão munck foi montado para transportar e instalar a escultura, que mede 7 metros de altura e pesa 22 toneladas.

O responsável pela obra contou que a estátua foi feita com concreto armado e levou seis meses para ser concluída.

“É um trabalho minucioso, no qual são reproduzidos traços do rosto e as vestes da santa, entre outros detalhes. Foram seis meses dedicados a produção da escultura, mas graças a Deus tudo deu certo e hoje me senti feliz em ver a alegria das pessoas com a chegada da imagem”, afirma.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Santa Luzia, portadora da luz

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar Luzia. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Notícias de Santaluz

6 respostas para “Devotos de Santa Luzia presenteiam Santaluz com estátua da padroeira da cidade”

  • Nilson disse:

    Parabéns prefeita Quitéria Carneiro a família luzense agradeçe pelo o presente e a atenção que tem para conosco…

  • Fernando goes disse:

    SOU FILHO DE SANTALUZ
    FAMILIA GOES.
    MEU AVO TEM UMA ESTATUA
    FIQUEI FELIZ EM VER ESTA HOMENAGEM
    A NOSSA PADROEIRA

  • Rogério Wayne Noronha Brasil disse:

    Prezada Comunidade Católica Santaluzense com com imenso prazer que me congratulo com Todos que fazem essa Comunidade principalmente pela coragem e Fé de fazer uma homenagem magnifica com a Padroeira da Cidade de Santa luz. Admiro essa cidade do coração Sisaleiro da Bahia porque nela vi três Irmãos serem vencedores e ao , mesmo tempo cidadãos deste torrão baiana. Também quero expressa minha admiração pela Prefeita deste Município por ser uma visionária por excelência pois se o município cria condições de uma Romaria de Santa Luzia no dia 13 de dezembro o município e sua gente vai ter lucro por esses visitas de Romeiros de Santa luz. Magnífica idéia.

  • JOSÉ PLÍNIO DE OLIVEIRA disse:

    A POPULAÇÃO DE SANTA LUZ ESTÁ DE PARABÉNS, pela inauguração desse grande Monumento de Santa Luzia. Pode ser o caso de alguns Irmãos Evangélicos presumirem e propagarem tratar-se um ídolo. Não! Não é um ídolo, é uma grande obra de Arte. Um poema em concreto armado cantando para esse imenso Paraíso das Rochas, Santa Luz. O ídolo e a Arte se distanciam em dimensões consideráveis, porque o ídolo no contexto religioso evoca submissão, sacrifício, flagelação, escravidão à ignorância. A Arte não; a Arte suscita Sabedoria, Pensamento, Música, Poesia, Beleza, Liberdade tal como louvada nos Salmos da Bíblia Sagrada. Que esse Poema em concreto armado, com 7 metros de altura e 22 toneladas faça o gosto pela Arte prosperar abundantemente neste Sertão e também possa manifestar gratidão por todas as pessoas que melhoraram as habilidades de visão, tomando a ÁGUA DE SANTA LUZIA. Talvez tenha sido o caso do Poeta Edivânio Nascimento, que indo banhar a face não Fonte de Santa Luzia, ampliou de tal forma o campo de visão que nunca mais deixou a cidade de Santa Luz.

  • Lúcio disse:

    Parabenizo a todas as pessoas que olha com muito carinho pela nossa cidade. Essa homenagem é o que faltava para consagrar a nossa padroeira. Tenho muito orgulho da minha cidade mesmo a distância. Abração a perfeita Quitéria

  • Nilson disse:

    Santa Luzia foi uma jovem de uma rica família da Sicília, que viveu na virada entre os séculos III e IV. A moça era uma verdadeira cristã de reto comportamento, que recusou-se a renegar sua fé durante as perseguições impostas aos cristãos pelo Imperador Diocleciano. Ela morreu como mártir, no ano de 304.Seu nome significa “luz”, não apenas a que ilumina os olhos, mas também o espírito. É padroeira dos oftalmologistas e daqueles que têm problemas de visão, pois após ter seus olhos arrancados, eles retornaram por milagre. Sua festa é celebrada no dia 13 de Dezembro, como parte das renovações espirituais e iluminações que são parte da preparação para o Natal.Caso deseje renovar a sua fé, iluminar o espírito ou que seu tratamento para os problemas de visão tenham sucesso, reze para Santa Luzia com a seguinte oração:Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar sua fé e compuscar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia