Dois meses após decreto, gado ainda é visto solto às margens da BA-120 em Santaluz

Imagem cedida ao Notícias de Santaluz pelo jornalista Jean Mendes
O jornalista Jean Mendes registrou, no domingo (15), a presença de gado solto às margens da BA-120, em Santaluz, na região sisaleira da Bahia. Um vídeo cedido ao Notícias de Santaluz mostra os animais dos dois lados da rodovia, no trecho entre o Açude Tapera e o antigo posto de pesagem, na saída para Valente.
Na gravação, Jean desabafa ao flagrar mais uma cena de risco. “Mais uma vez estamos falando de animais soltos às margens da BA-120. Parece brincadeira, parece que a gente exagera. Olha aqui ó, a saída de Santaluz… mais uma vez. Enfim, até quando a gente vai sofrer por isso?”, questiona.
O flagrante ocorre no momento em que um decreto municipal — em vigor desde 16 de abril — completa dois meses. A norma prevê o recolhimento de animais de pequeno, médio e grande porte encontrados soltos em logradouros públicos, em locais de livre acesso à população e no perímetro urbano da rodovia estadual, em um raio de até 4 km do centro de Santaluz.
Segundo o decreto, o tutor do animal apreendido está sujeito a multa de 15% do salário-mínimo na primeira infração, 30% em caso de reincidência, além de uma taxa diária de R$ 100 por animal recolhido. Em situações recorrentes, o tutor pode perder a posse do animal.
Moradores têm cobrado uma fiscalização mais rigorosa e a aplicação efetiva das penalidades previstas, diante da recorrência de flagrantes como o registrado no último domingo.