WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Dos 417 municípios da Bahia, apenas 35 tem dois ou mais respiradores, Santaluz tem 5 unidades

Share Button
Foto: Divulgação/PMS

Foto: Divulgação/PMS

Um dado levantado trouxe à tona uma situação preocupante diante do cenário que mostra a quantidade de respiradores existentes nos municípios baianos, quando apenas 189 cidades (47%) contam com algum equipamento e apenas 35 municípios (15%) têm dois ou mais.

Considerado um instrumento indispensável no atendimento a vítimas da COVID-19, tecnicamente chamados de ventiladores pulmonares, os respiradores ajudam os pacientes na sobrevivência, durante o agravo da situação clínica. Santaluz conta om 05 respiradores, estando dentro da escala dos 15% dos municípios, que têm 02 ou mais aparelhos.

A matéria veiculada pela mídia baiana, ainda traz números de que 55% das cidades não dispõem de respiradores. Segundo a Prefeita Quiteria Carneiro, assim que foi reconhecido o estado de pandemia ela se reuniu com o Comitê de Enfrentamento e Prevenção à COVID-19 e definiu a aquisição de mais 03 unidades de respiradores, que já estão sendo licitados e devem ser comprados nos próximos dias, o que vai fazer Santaluz alcançar a marca de 08 unidades. A prefeita também destacou que licitará mais 35 leitos adultos e 05 infantis, para fortalecer ainda mais o atendimento. Quitéria afirma que espera em Deus não ser necessário a utilização dos equipamentos.

Além de se destacar na quantidade de ventiladores disponíveis, Santaluz também se mantém sem nenhum caso confirmado da doença, fruto do trabalho desenvolvido na prevenção. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, há um foco centralizado, que norteiam as ações diante da situação pandêmica, com uma estrutura pronta para o momento e que cuida e cuidará do cidadão Luzense.

O foco citado pela secretaria mostra que a saúde do município dispõe de uma ala exclusiva e isolada no Hospital Municipal para procedimentos semi-intensivos, além uma Unidade Retaguarda, instalada no CEMES, com 10 leitos e uma Unidade de Referência Sintomática Gripal, especializada em prevenção à COVID-19, que será entregue pela prefeita nos próximos dias.

Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santaluz

1 resposta para “Dos 417 municípios da Bahia, apenas 35 tem dois ou mais respiradores, Santaluz tem 5 unidades”

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia