Share Button
reuniao-poder-publico_alerta-racionamento-sisal_capela-do-alto-alegre_24-05-17

Reunião com representantes do poder público de Capela do Alto Alegre | Foto: Divulgação

Entre terça-feira (23) e quinta (25), o gerente de operações de água da Embasa, José Euzébio Ferreira, e a assistente social Núbia Simas se reuniram com representantes dos poderes executivo e legislativo das cidades de Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Pintadas e Gavião para alertar sobre o baixo nível de água acumulada na barragem de Pedras Altas e o consequente racionamento de água. Nos quatro municípios, o gerente de operações demonstrou, através de gráficos, a acentuada redução nos níveis da barragem, que em abril estava com apenas 16% da sua capacidade, efeito da seca prolongada. Por isso, a barragem de São José do Jacuípe vem sendo utilizada para complementar a vazão do sistema.

Euzébio informou que a autonomia das duas barragens juntas gira em tono de 3,5 meses e detalhou as medidas que a Embasa já está adotando para aumentar este horizonte de abastecimento pelo menos até o final do ano quando, espera-se, chova na região e seja possível repor o volume de água no manancial. Uma das medidas é o aproveitamento da uma reserva técnica da barragem de Pedras Altas, o chamado “volume morto”. Outra medida é o racionamento no fornecimento de água que fixou uma redução de 15% no volume de água distribuído. Neste cenário, a equipe da Embasa conclamou os representantes dos poderes públicos a ajudarem no processo de mobilização da sociedade para redução do consumo de água.

barragem_pedras_altas

Embasa está alertando municípios sobre o baixo nível de água acumulada na barragem de Pedras Altas | Foto: Divulgação

Além das medidas operacionais, a Embasa informou que vai promover reuniões com entidades representativas, além de mobilizar professores e agentes comunitários de saúde dos diversos municípios. “Se unirmos esforços, juntarmos poder público, sociedade civil, enfim toda comunidade, conseguiremos superar esta seca”, ressaltou a assistente social Núbia Simas durante as reuniões.

Além de Nova Fátima, Capela do Alto Alegre, Pintadas e Gavião, outros nove municípios atendidos pelo sistema de abastecimento de Pedras Altas estão em racionamento. São eles: Candeal, Capim Grosso, Ichu, Pé de Serra, Quixabeira, Riachão do Jacuípe, São Domingos, São José do Jacuípe e Valente.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)