Share Button

Por Bahia Notícias

Foto: Pixabay

O Conselho Estadual de Saúde da Bahia (CES-BA) divulgou nesta terça-feira (15), um pedido direcionado ao governo e às prefeituras para um maior diálogo com a comunidade científica para a flexibilização do uso de máscaras no estado.

De acordo com o comunicado, o órgão que fiscaliza o SUS defendeu o alerta emitido pela Fiocruz, que considerou precipitada a retirada da obrigatoriedade do equipamento de proteção.

“A Bahia tem grande atratividade turística e se aproxima de três datas do calendário festivo que mobilizam a população para viagens: Semana Santa, Dia das Mães e São João. Adotar as máscaras por um período mais longo, sobretudo em espaços fechados, garantirá uma maior segurança para a realização destas festividades”, disse um trecho do texto.

O CES-BA acrescentou que a flexibilização não pode acontecer de forma igual por toda a Bahia e que as autoridades em saúde devem analisar o cenário de cobertura vacinal para decidir sobre as medidas em cada região.

“Essa medida e a cobrança do passaporte vacinal garantirão proteção contra os grupos mais vulneráveis — a exemplo de imunossuprimidos, grávidas e idosos. O estado não pode ser um paraíso de não-vacinados que colocam em risco as vidas destas pessoas”, categorizou o conselho, apesar de se definir como “esperançoso” com as flexibilizações.

O presidente do conselho, Marcos Sampaio, salientou que os gestores precisam estas alertas com relação ao que diz a ciência, para que assim a Bahia “seja um exemplo de respeito na história do controle da pandemia”. “Quem dirá se ficaremos livres das máscaras em abril ou em outro momento é a ciência”, finalizou.

Deixo o seu comentário

comentário(s)