Share Button

Estudantes do Cenos em Santaluz participam de caminhada de conscientização contra o abuso e a exploração sexual infantil | Foto: Arquivo pessoal

Estudantes do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), em Santaluz, realizaram na manhã desta terça-feira (14) uma caminhada pelas ruas da cidade em alusão ao Maio Laranja, campanha nacional de conscientização contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Com faixas e cartazes, os estudantes se uniram para alertar a comunidade sobre a necessidade de combater esse tipo de crime. A programação também incluiu palestras informativas na própria escola, promovendo o diálogo e a reflexão sobre o tema.

A campanha Maio Laranja teve origem no caso emblemático de Araceli Cabrera Crespo, uma menina de oito anos que foi sequestrada, violentada, drogada e assassinada em Vitória (ES) em 18 de maio de 1973. Os três réus acusados foram absolvidos em 1991. A brutalidade do crime gerou comoção em todo o país e, em 2000, o dia 18 de maio foi instituído como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil.

De acordo com dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, 80% das vítimas de violência sexual no Brasil em 2022 eram crianças e adolescentes. Entre elas, 10,4% eram bebês e crianças com idade entre 0 e 4 anos; 17,7% tinham entre 5 e 9 anos; e 33,2% estavam na faixa etária de 10 a 13 anos. Um dado ainda mais preocupante é que 72,2% dos crimes ocorreram dentro de casa, tendo familiares ou conhecidos como principais agressores.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)