dsc_0200

Foto: Notícias de Santaluz

Trabalhos de pesquisa científica produzidos pelos estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 do Educandário Construção do Futuro, localizado em Santaluz, foram apresentados na XII Feira de Ciências realizada nesta quinta (3) e sexta-feira (4), na sede da escola. Com o tema ‘Biotecnologia Genética: origens e evoluções da vida’, os alunos do 2º ao 9º ano puderam explorar diversos assuntos, entre eles as leis de Mendel, transgênicos, células tronco, DNA: estrutura e hereditariedade, clonagem genética, distúrbios e mutações, além da teoria da evolução.

dsc_0106

Foto: Notícias de Santaluz

A feira foi aberta à visitação de familiares dos alunos e de estudantes das redes de ensino público e privado, e da comunidade em geral, que assistiram às apresentações dos trabalhos nos estandes temáticos montados nas salas de aula e na área externa da escola. A feira despertou o interesse dos visitantes. Ivanildo de Jesus, 11 anos, aluno do 6° ano do Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos), ressaltou a importância do projeto. “É legal e bacana ao mesmo tempo, porque a gente aprende muita coisa nova, apresentada de maneira criativa e algumas vezes muito divertida, como foi o caso da apresentação no estande de distúrbios e mutações, o último que nós visitamos. Lá teve uns personagens bem legais. Adorei a visita”, disse.

dsc_0167

Foto: Notícias de Santaluz

Laís Mendonça Carvalho, 12 anos, que cursa o 7° ano, participou da apresentação de um jornal sobre DNA, e disse que o projeto fortalece seu aprendizado. “É um trabalho que contribui muito, pois, nós temos que fazer uma série de pesquisas para desenvolver as apresentações, o que acaba sendo uma oportunidade de discutir, inicialmente em sala de aula, temas importantes como este, que falam sobre as nossas origens. Já estou, inclusive, fazendo outras pesquisas sobre o assunto”, revelou.

dsc_0066

Foto: Notícias de Santaluz

Para a professora Gércia Barbosa, a Feira de Ciências promove uma maior integração entre os estudantes e chama a atenção para temas que refletem diversos aspectos da sociedade. “As nossas feiras são sempre momentos importantes para o crescimento e desenvolvimento dos nossos estudantes. É o momento em que conseguimos ver de perto o resultado das ações realizadas ao longo do ano, sem falar que eles ficam mais comprometidos em participar das atividades no ambiente escolar”, disse.

dsc_0050

Foto: Notícias de Santaluz

A professora Ivone Gonçalves de Mattos agradeceu a dedicação dos envolvidos ao projeto. “Este ano, tivemos a contribuição importante dos professores Flávio Di Souza, de História, e Rafaela Cruz, de Ciências. Eles foram os responsáveis diretos pela escolha do tema e produção da Feira. Portanto, queria agradecer-lhes e, de igual forma, aos demais professores e funcionários da escola, aos nossos alunos, pelo apoio e estímulo em participar, além dos pais e da comunidade, pela parceria de sempre”, destacou.

dsc_0142

Foto: Notícias de Santaluz

Informe Publicitário

Deixo o seu comentário

comentário(s)