WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Feira de Santana: Humildes aparece na lista dos 20 distritos baianos com potencial para se transformar em município

Humildes é um dos 20 distritos baianos com potencial para se tornar município | Foto: Carlos Augusto/Jornal Grande Bahia

Segundo o portal A Tarde, cerca de vinte distritos de municípios baianos terão possibilidade real de transformar-se em município, caso a presidente Dilma Rousseff (PT) sancione na íntegra a Lei que devolve às assembleias legislativas a prerrogativa de criar cidades. A Lei já foi aprovada na Câmara dos Deputados e também no Senado Federal.

A Bahia atualmente possui mais de 100 distritos com potencial para serem emancipados. Contudo, apenas 20 superam a primeira barreira imposta pela lei: uma população superior à média das cidades de pequeno e médio portes da região. A Lei prevê a realização de um plebiscito com toda a população, inclusive da sede, como etapa final para emancipação.

Humildes, pertencente à Feira de Santana é um dos 20 distritos com potencial para se transformar em município. Porém, pesará contra o distrito a perda de arrecadação. Humildes concentra grande parte das indústrias de Feira de Santana, incluindo a Nestlé e a Pepsico, o que dificultaria o desmembramento. Porém pesa a favor do distrito, a distância da sede [Feira de Santana].

Distritos da região sisaleira fora da lista

Pelo menos cinco distritos da região sisaleira já manifestaram o interesse em se desmembrar dos seus municípios, entre eles, Pedra Alta (Araci), Caldas do Jorro (Tucano), Salgadália (Conc. do Coité), Pereira (Santaluz) e Riacho da Onça (Queimadas). Entretanto, nenhum deles apareceu na lista dos distritos com potencial para conseguir a emancipação.

Redação Notícias de Santaluz

*Ver lista completa

2 respostas para “Feira de Santana: Humildes aparece na lista dos 20 distritos baianos com potencial para se transformar em município”

  • tonierley disse:

    não podemos desanimar pois existe brechas na lei SDC 98/2002, que assim “É licito para emancipação a união de um ou mais distritos ou (setores censitários)” que são divisões, frações territoriais feitos pelo IBGE para facilitar o censo todos municípios são divididos assim. e o caso do Riacho da Onça é esse estamos trabalhando para conseguir o nosso sonho o mais rápido que podermos.

  • antonio ferreira da silva disse:

    toninho baiano filho de firmo ferreira da SILVA NASCIDO EM RIACHO DA ONÇA DE 1946 ATÉ 1970 MUITA SAUDADE HOJE MORADOR DA CIDADE DE SAÕ JOSÉ DOS CAMPOS SP CAPITAL DO VALE PARAIBA

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia