Share Button

Por g1 SC

Ovo duplo chamou a atenção de criadores de galinha da raça índio gigante em SC | Foto: Arquivo pessoal

Uma galinha gigante colocou um ovo com tamanho maior do que o comum e surpreendeu seus criadores em Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, quando foi quebrado. Dentro dele, havia outro ovo inteiro, com casca e tudo, porém menor.

Conforme Rodrigo Dias, responsável pela criação da raça índio gigante, com galinhas que podem pesar 5 kg e produzir dúzias de R$ 400, o ovo tinha aparência normal, embora, “talvez com a casca um pouco mais fina”. Especialistas consideram a ocorrência rara.

O vídeo foi gravado pela esposa de Dias, que queria ver se havia mais gemas dentro o ovo, já que achou o tamanho dele “gigantesco”. A surpresa dela chamou a atenção também do criador:

“Ah, que loucura! Tem um ovo dentro do outro!”, exclamou a mulher.

Dias não sabe dizer qual era o tamanho do ovo, mas garante que era “bem maior do que um considerado grande”. Ele veio de uma galinha 98 centímetros. Os machos da espécie, segundo o criador, podem chegar a 1,31m e 8 kg.

“Quando a galinha põe um ovo deformado ou grande demais, nós, criadores, não colocamos para chocar porque a maioria das vezes não está fertilizado, ou tem duas gêmeas, o que atrapalhará o desenvolvimento físico do segundo pintinho”, informou.

Ocorrência rara

O fenômeno é considerado raro, segundo o professor de medicina veterinária na Universidade do Oeste de Santa Catarina, especializado na área de reprodução animal, José Francisco Manta Bragança.

“[Ocorre quando] desce o primeiro ovo e ele não é expulso. Um segundo ovo, que estava descendo pelo trato, se junta a ele no momento de formar a casca, e surgem juntos, como aparece no vídeo”, explica o professor universitário.

Em entrevista ao g1, o professor de avicultura da Escola de Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG) Marcos Café já havia explicado que a situação pode estar associada a um “peristaltismo reverso” durante o processo da formação dos ovos.

“Nesse caso, é interessante, porque o ovo é captado pelo oviduto, vai descendo, chega ao útero e começa a formar a casca e, por algum motivo, ele faz um peristaltismo reverso, ou seja, ele volta no oviduto e cai na cavidade abdominal. É uma situação que a gente também chama de postura interna”, disse.

Espécie

Galinha e ovos gigantes em propriedade de SC | Foto: Rodrigo Dias/Divulgação

Rodrigo Dias é o responsável por uma criação da raça índio gigante em sua propriedade. Além das galinhas, ele tem galos gigantes. Os machos chegam a pesar três quilos a mais que as fêmeas e os animais também são vendidos. O valor individual, segundo Dias, é superior a R$ 5 mil.

A espécie foi criada geneticamente de forma ornamental, ou seja, sem intenção de abate, segundo o pesquisador da Embrapa Aves e Suínos, Elsio Figueiredo. Adultos, os animais da raça superam um metro de altura e os machos podem chegar a 1,31m e 8 kg.

De acordo com o criador, a medição das aves é feita da ponta da unha do dedo maior à ponta do bico. O maior que passou pela propriedade, segundo ele, chegou a 1,18 metro e foi vendido em 2023. O preço recebido pelo animal, no entanto, não foi informado por Dias.

Deixo o seu comentário

comentário(s)