Share Button

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

O governo da Bahia inaugurou na manhã desta segunda-feira (13) a Policlínica Regional de Saúde em Serrinha, na região sisaleira do estado. O equipamento foi construído após a implementação do Consórcio Público Interfederativo de Saúde do Sisal (Conpis), cujo protocolo de intenção para a criação foi assinado em junho de 2019 pelo governador Rui Costa e os prefeitos das cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Conceição do Coité, Euclides da Cunha, Lamarão, Monte Santo, Quijingue, Retirolândia, Santaluz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia e Valente.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A unidade disponibiliza atendimento para 500 mil habitantes dessas 14 cidades, a exemplo de consultas nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, oftalmologia, urologia, pequenos procedimentos cirúrgicos, ginecologia, pneumologia, dermatologia, reumatologia, anestesia, fisioterapia e ortopedia, além de especialidades como farmácia clínica, enfermagem, psicólogo, assistente social e nutricionista.

Também são disponibilizados exames de mapa, holter, ecocardiograma, ergometria, eletrocardiograma, ressonância, mamografia, eletroencefalograma, endoscopia digestiva, ultrassonografia doppler, raio-x e tomografia, entre outros.

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

A policlínica de Serrinha foi construída e equipada com recursos do governo estadual, que também é responsável por 40% do custeio mensal para manter os serviços. Os outros 60% são financiados pelos municípios consorciados, de acordo com a sua população.

A secretária estadual da Saúde em exercício, Tereza Paim, ressaltou que, na policlínica, todas as consultas e exames são feitos através de um agendamento prévio, que deve ser realizado pela Secretaria de Saúde dos municípios consorciados. “Ou seja, as unidades receberão pacientes que já passaram por algum posto de saúde e que possuem encaminhamento para uma unidade especializada”, explica.

Para levar os pacientes de seus municípios até a Policlínica, foram adquiridos, pelo Governo do Estado, sete micro-ônibus com ar condicionado e acessibilidade, bem como quatro vans, que fazem o transporte diariamente.

Notícias de Santaluz

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Foto: Fernando Vivas/GOVBA

Deixo o seu comentário

comentário(s)