Do total das notificações, 80% envolve mulheres com idade entre 20 a 39 anos

Dados da Secretaria Estadual de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) apontam que de janeiro até o último dia10 deste mês, foram notificados 157 casos de mulheres grávidas com o vírus HIV na Bahia. Desse total, 74 em Salvador. No ano passado o órgão notificou 265 em todo o estado, sendo 117 na capital. Os bairros com maior incidência são: Periperi, Arenoso, Couto e Pirajá. Do total das notificações, 80% com mulheres com idades entre 20 a 39 anos.

Segundo especialistas, um dos fatores que tem maior contribuição para o crescimento desse número é a falta de acompanhamento pré-natal. O teste anti-hiv, que deve ser solicitado pelo médico no início da gestação, com o consentimento da gestante, muitas vezes não é realizado.

A mulher portadora do HIV pode transmitir o vírus para seu bebê em três momentos: durante a gestação pela passagem do vírus pela placenta, no momento do parto pela exposição do bebê ao sangue e secreções maternas e durante a amamentação, já que o vírus pode ser encontrado no leite materno quando a mulher é portadora da infecção. (Tribuna da Bahia)

Deixo o seu comentário

comentário(s)