WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Incêndio atinge igreja matriz da cidade de Monte Santo, na Bahia

Share Button

Com informações do G1 BA e da Setur-BA

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um incêndio atingiu a igreja matriz da cidade de Monte Santo, a cerca de 360 quilômetros de Salvador, na madrugada deste sábado (20). De acordo com informações do secretário de Agricultura, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Ordem Pública, Zeliomar Almeida, o fogo começou por volta das 3h. Segundo ele, inicialmente os moradores tentaram apagar as chamas e usaram carros-pipas.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Os voluntários também atuaram no início do incêndio com a retirada de bancos de madeira e imagens sacras. Ainda de acordo com Zeliomar, o fogo atingiu a sacristia, cortinas e o teto da igreja. Parte do material litúrgico foi destruído. Não tinha ninguém no templo religioso quando o incêndio começou. Segundo o secretário, quando o fogo foi controlado, parte da igreja já havia sido destruída. Os bombeiros chegaram por volta das 7h30 deste sábado e fazem o rescaldo do incêndio para evitar que o fogo recomece.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cidade de Monte Santo é distante da sede dos Bombeiros, que fica em Senhor do Bonfim, a 125 quilômetros do município. A casa paroquial, onde mora o padre, fica ao lado da igreja, mas não foi atingida. O pároco, de prenome Mauro, acompanhou todo o trabalho de combate ao fogo.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Na noite de sexta-feira (19), houve atividade religiosa no templo por causa das celebrações da Semana Santa. O secretário informou ainda que os párocos da igreja vão registrar o incidente na delegacia e solicitar uma perícia para saber onde começou o fogo.

Fé e tradição incrementam turismo religioso em Monte Santo

Um dos municípios baianos que têm a religiosidade como forte atrativo, Monte Santo oferece aos visitantes, durante a Semana Santa, uma programação de fé e tradição marcada por antigos costumes.

Reunindo cerca de 80 mil pessoas em torno das celebrações, entre moradores e romeiros, a programação religiosa tem o ponto alto na Sexta-feira Santa, com a subida ao Monte do Santuário da Santa Cruz.

Foto: Rita Barreto/Setur-BA

Foto: Rita Barreto/Setur-BA

O percurso que concentra 23 capelas, sendo que suas alvenarias chamam a atenção por representar quadros da Via Sacra, chega a ter um fluxo de 50 mil pessoas nesse dia, segundo informações da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.

Os romeiros seguem os membros da irmandade, que carregam uma cruz. Muitos rezam o terço, outros seguram velas. Agradecimentos e pedidos são feitos pelo caminho.

A descida é com imagens de Nossa Senhora da Soledade, São João Evangelista e Senhor Morto, de mais de 200 anos, que são levadas à Igreja Matriz da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus para missas e procissão.




Deixo o seu comentário

comentário(s)

1 resposta para “Incêndio atinge igreja matriz da cidade de Monte Santo, na Bahia”

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia