Share Button

Por TV Globo

Foto: Myke Sena/MS

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou à União que dê explicações sobre o estoque de vacinas contra Covid prestes a vencer.

Lewandowski é relator de uma ação sobre o tema, apresentada pelo partido Rede. Levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU) identificou que o Ministério de Saúde mantém atualmente em estoque mais de 28 milhões de doses de vacinas que vencem até agosto deste ano.

Segundo o levantamento do TCU, essas doses custaram R$ 1,21 bilhão aos cofres públicos. São imunizantes produzidos pela Pfizer e pela Astrazeneca.

Na ação, a Rede pede: estabelecimento de medidas de transparência sobre informações de estoques e respectivas datas de validade das vacinas; análise, pela Anvisa, da viabilidade técnica de prorrogar a validade desses lotes; investigação dos responsáveis pela gestão dos estoques e avaliação de eventual improbidade administrativa.

Dados do consórcio de veículos de imprensa mostram que o Brasil somava até esta terça (21) 669.436 mortes por Covid desde o início da pandemia, com a média móvel de mortes em 147 óbitos por dia no país, o que representa alta de 21% na comparação com duas semanas atrás.

Deixo o seu comentário

comentário(s)