Share Button

Por Vera Rabelo, jornalista cultural

Foto: Divulgação

O município de Santa Luz, localizado no território baiano do Sisal, ganhará um importante equipamento cultural, com a inauguração do ReCanto das Artes, na próxima terça-feira, dia 15 de novembro, às 19 horas, na Avenida Santa Luzia, ao lado da Igreja de Pedra, que funcionará no Memorial Lady Machado. A abertura do espaço é uma iniciativa conjunta da atriz e produtora Eva Lima e um grupo de artesãs da cidade.

Na noite da inauguração, as organizadoras receberão convidados para uma celebração cultural que terá apresentações de música, teatro e literatura, além de exposição com o melhor artesanato da região. A programação será gratuita e contará com participações especiais da cantora e compositora de Senhor do Bomfim, Binha Campelo, e do Alambique Cultural de Guto Oliveira.

Conforme explica Eva Lima, a proposta do ReCanto das Artes surgiu com sua inquietação, após perceber a necessidade de alguns segmentos artísticos terem um local para expor seus trabalhos.

“Daí veio o convite para duas artesãs, Fátima e Cícera, depois mais duas, Marizete e Gih, e por último decidimos incluir dez titulares, podendo cada uma ter um convidado. Assim, formamos esse grupo maravilhoso”, relata.

Foto: Divulgação

Filha do artesão Lady Machado, que viveu em Santa Luz durante décadas, Eva Lima diz que o memorial em homenagem a seu pai é um resgate da história dele com a cidade e da criatividade que marcou seu trabalho de técnico industrial em funilaria.

“A escolha do nome ReCanto das Artes agrega ao artesanato outros segmentos como teatro, música, literatura e audiovisual. O espaço foi cedido por meus familiares para que seja utilizado em prol das artes e possibilite aos artesãos o escoamento dos seus produtos. Iniciaremos uma fase de reconhecimento e valorização das culturas populares e criativas em nossa cidade de uma riqueza cultural ímpar”, festeja a artista.

O ReCanto das Artes do Memorial Lady Machado terá um cronograma contínuo de exposição de artesanato com palco livre para apresentações de música, teatro e literatura, sempre abertas ao público.

Foto: Divulgação

Deixo o seu comentário

comentário(s)