Share Button

Foto: Rodrigo Nunes/MS

O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (9) que irá intensificará o combate à dengue em oitenta municípios com situação crítica por causa da doença no Brasil. Somente na Bahia são três: Salvador, Vitória da Conquista e Monte Santo.

Esta última cidade não teve vacinação contra a dengue em 2024, quando o esquema foi oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e está entre os 22 municípios baianos com epidemia. Vitória da Conquista aparece em alerta e Salvador apresenta formas graves da doença, detalhou a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).

Nem a Bahia e nem os municípios tinham sido notificados pelo Ministério até a última atualização desta reportagem.

Conforme dados divulgados ao g1 pela Sesab, com base em números registrados até 7 de abril, 12.317 casos prováveis de dengue foram contabilizados no estado neste ano. Cinco pessoas morreram por causa da doença. Nenhuma delas nas cidades citadas pelo Ministério da Saúde.

Em nota enviada ao g1, a Prefeitura de Monte Santo detalhou que não teve vacinação contra a dengue em 2024 porque quando aconteceu a distribuição das doses do imunizante foi considerada a quantidade de doses disponíveis, “que não era grande”, e o número baixo de casos registrados na cidade no ano passado.

A gestão informou ainda que, em fevereiro, o município fez uma solicitação a Base Regional de Saúde em Serrinha para disponibilização da vacina, quando foi informado que não havia estoque para disponibilização.

Na época, ainda conforme posicionamento da Prefeitura, o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS) realizou um movimento junto aos municípios que tinham vacina para verificar a possibilidade de disponibilização, mas não teve retorno.

A Prefeitura disse ainda que, desde o momento que foi percebido o aumento no número de casos de dengue em Monte Santo, “mesmo com o trabalho contínuo da equipe de Vigilância Epidemiológica e Endemias” foi adotado um plano de ação de combate à doença.

Segundo a gestão do município, a partir da 11ª semana epidemiológica Monte Santo passou a apresentar uma diminuição crescente do número de casos notificados e não foram registrados óbitos até o momento.

Deixo o seu comentário

comentário(s)