Share Button

Por Bahia Notícias

Teste rápido é considerado uma estratégia importante no controle da pandemia | Foto: Freepik

O Ministério da Saúde analisa a possibilidade de fazer uma ampla campanha de testagem da população brasileira para o novo coronavírus. A informação foi dada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, neste domingo (16).

O ministro também falou sobre a paralisação da produção de vacinas contra o coronavírus pelo Instituto Butantan pela falta do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA). Queiroga ressaltou que a carência da matéria-prima é mundial. “É importante passar uma mensagem positiva para a sociedade brasileira, e não essa cantilena de que está faltando [IFA]. O Brasil precisa de tranquilidade para superarmos juntos essa dificuldade sanitária”, disse.

Ainda sobre a dificuldade na aquisição de vacinas, o ministro lembrou que o Brasil faz parte do acordo Covax Facility, que alocou US$ 150 milhões para garantir a cobertura vacinal de 10% da sua população. “A prova dessa dificuldade de doses é que mesmo a OMS [Organização Mundial da Saúde] tem dificuldade de entregar as doses que se comprometeu conosco e nem por isso nós ficamos criticando a OMS”, disse Queiroga.

O ministro acrescentou que o Brasil tem um trabalho diuturno para ter mais vacinas. Ele disse que, nesse sentido, o país é o quinto que mais distribui doses. “O Brasil está indo bem na campanha de vacinação. Poderia ir melhor? Claro que sim, se tivéssemos mais doses”, ressaltou.

Deixo o seu comentário

comentário(s)