Share Button

Foto: Arquivo Pessoal

A família da pequena Sophia Lis Lopes Oliveira, que completa 1 mês de vida nesta terça-feira (25) e encontra-se internada em uma unidade de saúde em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, está tendo dificuldades para conseguir vaga para leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em outro hospital.

Segundo Simone Ferreira Araújo Lopes, de 29 anos, que é mãe da criança, Sophia começou a apresentar tosse e cansaço no domingo (23) e foi levada para uma unidade de pronto atendimento do distrito Pereira, na zona rural do município, onde foi atendida inicialmente e colocada em fila de espera para a regulação.

Na segunda-feira (24), Sophia foi encaminhada para uma unidade especializada em Covid-19, localizada na sede do município. Simone conta que, até então, não havia sido informada que o caso estava sendo tratado como suspeito da doença. Ainda segundo Simone, a bebê fez exames para a Covid-19, mas a demora para sair o resultado gera preocupação.

“O resultado do teste de Covid só sai depois de 3 dias. Colheu o material ontem, se ela ficar todos esses dias sem um tratamento pediátrico adequado, ela não aguenta. Fizeram o exame de raio x e viram que os pulmões dela estão congestionados. E se o quadro evoluir para pneumonia?”, questiona a mãe da menina ao fazer um apelo para que Sophia consiga ser transferida. “O médico que fez o atendimento no Pereira me disse que ela precisa ser transferida porque no Hospital da Criança, em Feira de Santana, tem esse acompanhamento pediátrico”, completou Simone.

Procurada, a coordenadora do Cemes, Mitze Lopes, informou que a unidade permanece em contato com a Central de Regulação em busca de um leito de UTI para Sophia, mas, até o momento, não encontrou a vaga. Mitze informou que enquanto espera pela transferência a bebê está recebendo todos os cuidados médicos necessários.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)