08082014_ONU_EBOLA

Foto: Divulgação

A epidemia de Ebola na África pode sim chegar a outros continentes. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou “emergência de saúde pública de alcance mundial”. O decreto, divulgado nesta sexta-feira, 8 de agosto, busca evitar que a doença se alastre e faça vítimas em outros países. Medida importantes devem ser tomadas.

Com a emergência decretada, não só os governos, mas a comunidade internacional são convidados a trabalhar contra a epidemia identificada no oeste da África, mais especificamente no Guiné, Libéria, Serra Leoa e Nigéria. “Estamos perante o surto mais severo e complexo em quatro décadas de história desta doença”, alerta a diretora-geral da OMS, Margaret Chan.

De acordo com a Organização, a “situação se agrava”, pois os países africanos afetados não possuem condições de enfrentar essa epidemia sozinhos, por isso é preciso ajuda mundial. Entre os cuidados está a realização de exames em pessoas com sintomas do Ebola na saída de aeroportos, portos marítimos e nos cruzamentos fronteiriços. O Brasil adotou tal medida nesta quarta-feira, 6 de agosto.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)