Share Button

Por G1 BA

Foto: Divulgação/SSP

Foto: Divulgação/SSP

Quatorze mandados de prisão foram cumpridos na manhã desta segunda-feira (9), na Bahia e em São Paulo, durante a Operação Ícaro, de combate ao tráfico de drogas e roubos a bancos. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a operação ocorreu em Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, além do município de Ribeirão Preto, em São Paulo.

Do total de mandados, um homem foi preso em Ribeirão Preto, os demais nas cidades baianas. Todos os mandados de prisão expedidos foram cumpridos. Segundo a SSP-BA, 32 contas bancárias foram bloqueadas à pedido da polícia baiana.

As investigações apontam que móveis e carros eram comprados com dinheiro em espécie e que o grupo movimentava R$ 2 milhões por mês.

Na operação desta segunda, as polícias civil e militar encontraram um apartamento no bairro do Imbuí, com aproximadamente R$ 300 mil em espécie, cerca de 300 kg de maconha, cocaína e crack, uma espingarda norte americana calibre 12, carregadores, munições, seis veículos, 55 celulares, um cofre e embalagens plásticas.

Foto: Divulgação/SSP

Foto: Divulgação/SSP

Todo material foi apreendido e o apartamento “sequestrado”, para que a Justiça decida o que será feito com o imóvel, que segundo apontam as investigações, foi adquirido através do dinheiro do crime organizado.

O alvo principal da ação é um homem que já está preso no Conjunto Penal de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador. Com apoio da Superintendência de Inteligência (SI) da SSP, a Coordenação de Narcóticos do Draco confirmou que o detento, fundador e líder da organização criminosa, continuava dando as ordens para ações ilícitas de dentro do presídio.

Além de tráfico de drogas, roubos a bancos, porte ilegal de arma de fogo, homicídios e corrupção de menores, o grupo lavava dinheiro comprando imóveis e veículos. Um deles, em um edifício no bairro do Imbuí.

A SSP-BA detalhou que em Salvador, as ordens judicias, além do bairro do Imbuí, foram expedidas para imóveis no bairros de Sussuarana. No apartamento do Imbuí foram apreendidos dinheiro, relógios e celulares, além de três carros na garagem. No município de Camaçari, em Catu de Abrantes, os policiais encontraram drogas.

Foto: Divulgação/SSP

Foto: Divulgação/SSP

Segundo a SSP-BA, participaram da operação150 policiais do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), do Comando de Policiamento Regional (CPR) Central, COE, Rondesp Central, Polinter e 48ª CIPM.

A secretaria informa ainda que equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT), do Grupo de Segurança Institucional (GSI) da Seap e do Ministério Público Estadual dão apoio a operação.

Deixo o seu comentário

comentário(s)