Share Button
Operação da Polícia Federal em Salvador (Foto: Divulgação/Polícia Federal

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal (PF) e o Ministério Público Estadual realizam nesta quinta-feira (6) mais uma fase da Operação Adsumus, com o objetivo de desarticular esquema criminoso de desvio de verbas públicas, fraudes à licitação, corrupção e lavagem de dinheiro na prefeitura de Santo Amaro.

Empresários são acusados de desviar da prefeitura valores para realizar obras públicas, fornecer material de construção e alugar maquinário. Segundo a PF, parte das obras contratadas era realizada por funcionários da própria prefeitura, que assim absorvia parte dos custos e possibilitava o desvio do dinheiro. Ainda de acordo com a Polícia Federal, o esquema também envolvia agentes políticos e servidores públicos.

Conforme a investigação, empresas do ramo de entretenimento cujos sócios eram os próprios secretários municipais, recebiam o pagamento de altos valores, mediante contratação sem licitação. Parte do dinheiro desviado, segundo a PF, era da prefeitura municipal e parte oriunda de programas e convênios do Governo Federal. Foi determinado o bloqueio judicial de mais de R$ 38 milhões em valores, imóveis e veículos, com a finalidade de ressarcir a União pelos desvios praticados.

Cerca de 40 policiais cumprem oito mandados de busca e apreensão e sete de condução coercitiva nas cidades de Salvador, Lauro de Freitas e Santo Amaro. Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Salvador e pela Vara Criminal da Comarca de Santo Amaro, e têm por objetivo localizar e apreender provas dos desvios nas contratações públicas, do pagamento de propinas e da lavagem de dinheiro.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)