Share Button

Polícia Federal investiga fazendeiros suspeitos de negociar extração ilegal de minério com garimpeiros no interior da Bahia | Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quarta-feira (17) uma operação contra um grupo suspeito de praticar crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada, em conjunto com garimpeiros locais e estrangeiros, nas cidades de Jaguarari, Campo Formoso e Oliveira dos Brejinhos, no norte da Bahia.

A PF informou que desde as primeiras horas da manhã, mais de 70 agentes cumprem mandados de prisão preventiva, de prisão internacional (Interpol) e de busca e apreensão nestas três cidades, além de Salvador (BA) e Petrolina (PE).

Segundo a Polícia Federal, as investigações revelaram que os proprietários de uma fazenda em Jaguarari, local com diversos pontos de garimpo, organizavam e permitiam a extração de quartzo verde na propriedade rural por garimpeiros da região, sem qualquer autorização da Agência Nacional de Mineração (ANM) ou licença ambiental, mediante o pagamento de valores. Em seguida, o mineral era exportado para a China, por meio do Porto de Salvador, em contêineres.

A PF informou ainda que os investigados responderão pelos crimes de mineração ilegal, usurpação de bens da União, porte ilegal de explosivos e associação criminosa armada cujas penas, somadas, ultrapassam quinze anos de prisão.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)