Equipes das polícias Civil e Militar foram acionadas na terça-feira (9) após informações sobre uma possível invasão em uma área da Fazenda Cosibra, em Santaluz, na região sisaleira da Bahia.
Segundo a Polícia Militar, havia suspeita de que pessoas estariam no local. Ao chegarem à área indicada, os policiais não encontraram aglomeração nem acampamentos montados.
A Cosibra informou, por meio de nota, que procurou a Polícia Civil e registrou boletim de ocorrência por suspeita de articulação para invasão da propriedade.
Segundo a empresa, a fazenda já foi alvo de invasões anteriores, inclusive em áreas de reserva legal. A Cosibra disse que adotou medidas legais para evitar nova ocupação irregular.
Veja a íntegra da nota da Cosibra:
Foi registrada ocorrência policial após informações sobre uma suposta articulação para invasão de área pertencente à propriedade rural da Cosibra, com possível objetivo de ocupação irregular e exploração clandestina de atividade garimpeira.
A preocupação é reforçada pelo fato de a Fazenda já ter sido alvo de invasões promovidas por garimpeiros em ocasiões anteriores, inclusive em áreas de reserva legal, ocasionando prejuízos, riscos à segurança dos trabalhadores e danos ambientais.
A empresa ressalta que a propriedade é privada, legalmente constituída e plenamente produtiva, exercendo atividade econômica lícita, gerando empregos, renda e contribuindo para o desenvolvimento da região.
Segundo informações, todas as medidas legais cabíveis já foram adotadas, com comunicação formal às autoridades competentes, solicitação de reforço no policiamento e demais providências preventivas para impedir qualquer tentativa de invasão.
A Fazenda afirma que permanecerá vigilante na defesa de seus direitos e deixa claro que não tolerará qualquer tentativa de invasão ou prática ilícita em sua área, adotando imediatamente todas as medidas judiciais e administrativas necessárias para a responsabilização dos envolvidos, sempre nos termos da legislação vigente.