Share Button

Foto: Divulgação/Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (12), a Operação Metafanismo para investigar o desvio de máquinas e implementos agrícolas do pátio da Coordenação Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na Bahia. O esquema, segundo a PF, teria ocorrido entre 2019 e 2021 e envolvia servidores do órgão e particulares.

Conforme apontam as investigações conduzidas pela PF, os equipamentos deveriam ser entregues a associações de agricultura familiar, mas acabavam sendo desviados ou vendidos ilegalmente. O grupo forjava processos administrativos para justificar a retirada dos maquinários, registrando associações de produtores rurais como destinatárias. No entanto, os documentos eram falsificados sem o conhecimento dos representantes dessas entidades, e os equipamentos iam parar nas mãos de terceiros sem qualquer vínculo com os beneficiários reais.

Foto: Divulgação/Polícia Federal

Ainda segundo a PF, a falta de fiscalização do Dnocs facilitou os desvios. Durante o trabalho investigativo, a Polícia Federal já conseguiu recuperar parte das máquinas e continua reunindo provas para mapear toda a estrutura da organização criminosa e tentar recuperar os itens que ainda não foram localizados.

Na operação desta quarta-feira, a PF cumpriu nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Salvador (7), Simões Filho (1) e América Dourada (1). As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Salvador e contaram com a participação de 35 policiais federais.

Os suspeitos poderão responder pelos crimes de peculato, organização criminosa, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, conforme a Polícia Federal.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)