Share Button

O município de Santaluz, desde que surgiu o entendimento da pandemia do novo coronavírus, anunciado pela Organização Mundial de Saúde – OMS, tem trabalhado intensamente para tomar medidas de prevenção e possíveis enfrentamentos a COVID-19, adaptando sua estrutura de saúde para acompanhar os casos suspeitos e assim assegurar atenção à população.

Todas as medidas têm sido tomadas a partir de reuniões de avaliação e estratégias, dentro de um diálogo dirigido pela Prefeita Quitéria Carneiro e articulado pelo Comitê Municipal de Enfrentamento e Prevenção ao Coronavírus, montado com membros da gestão e especialistas da saúde de Santaluz.

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Em mais uma reunião, realizada nesta sexta-feira, 27 de Março, com membros do Comitê, o Diretor do Hospital, Dr. Danilo e Rodrigo Santana, Presidente da CDL, a Prefeita Quitéria destacou o resultado de mais dois diagnósticos atestados como negativo, o que deixou a equipe esperançosa, mesmo ainda existindo dois casos no status de suspeição, sendo um em Santaluz e outro transferido para o Hospital Estadual da Criança – HEC, de Feira de Santana, por oferecer uma estrutura mais ampla e adequada, diante das complicações do paciente, que nesse caso é uma criança.

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Foto: Divulgação/Ascom PMS

A gestora apresentou novas iniciativas, destacando uma reestruturação no CEMES, que passa a funcionar como uma Unidade Exclusiva de Atendimento para a COVID-19, dentro de um investimento fundamental, com a adequação para 10 leitos, 03 ventiladores pulmonares e 02 monitores, além de contar com a aquisição de novas camas e macas.

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Segundo Quitéria, na formatação do ambiente do CEMES, haverá duas enfermarias com ventiladores pulmonares e uma espécie de sala de estabilização, caracterizada como emergência e totalmente equipada para, se necessário, receber os pacientes. Quitéria disse esperar em Deus que não seja preciso a utilização da estrutura.

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Foto: Divulgação/Ascom PMS

A avaliação da prefeita é de que todo o trabalho desenvolvido até agora foi muito válido, principalmente a atuação das equipes envolvidas, ligadas a todas as áreas da administração, afirmando que as medidas adotadas têm afastado Santaluz da contaminação. Ela agradeceu a colaboração de toda a população, que atendeu o pedido da gestão municipal e continua em casa. Quitéria também atribuiu agradecimentos aos comerciantes e trabalhadores, que juntos aderiram as normas para evitar a chegada desenfreada da COVID-19 na cidade.

A prefeita finalizou dizendo que nas reuniões realizadas, sua gestão tem avaliado as informações e a depender do quadro nos próximos dias, as medidas podem ser reposicionadas, dentro da escala de rigidez ou flexibilização, como a reabertura do comércio e da feira livre, porém, toda decisão será adotada diante do estado de avanço da pandemia.

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Santaluz

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Foto: Divulgação/Ascom PMS

Deixo o seu comentário

comentário(s)