Share Button

Fotos: Ailton de Freitas/MS

Um “esboço” de estudos do Ministério da Saúde sobre o fim do uso obrigatório de máscara como medida de proteção à Covid-19 será entregue ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), nesta terça-feira (24), pelo ministro Marcelo Queiroga.

Segundo O Estadão Conteúdo, o próprio ministro revelou a informação e destacou que se trata apenas de um “esboço” e que uma data ainda não foi definida. “Quando nós tivermos as condições sanitárias seguras para isso”, declarou o ministro.

Há alguns meses o presidente afirmou que já havia conversado com Queiroga e solicitou que fosse preparado um parecer desobrigando pessoas vacinadas ou que já tinham sido contaminadas pela doença a usarem máscaras.

Vale ressaltar que o pedido do presidente contraria as orientações de autoridades sanitárias e médicas. A ciência reforça a necessidade e recomenda que as máscaras sigam sendo utilizadas mesmo por pessoas vacinadas com as duas doses.

De acordo com a reportagem, na manhã de segunda, Bolsonaro voltou ao tema e disse que a reunião seria “para dar uma solução para esse caso”. “A ideia é a seguinte: pela quantidade de vacinados, pelo número de pessoas que já contraiu o vírus, quem já contraiu o vírus, obviamente já está imunizado também, como é o meu caso, nós tornamos facultativo, orientarmos que o uso da máscara não precisa ser mais obrigatório”, afirmou o presidente. “Essa é a nossa ideia que talvez tenha uma data a partir de hoje para essa recomendação do Ministério da Saúde”, completou.

Deixo o seu comentário

comentário(s)