Reunião em Conceição do Coité busca fortalecer rede de combate à violência contra a mulher
Representantes da Secretaria de Política para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM), do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos das Mulheres de Conceição do Coité (CMDDM) e da Rede Municipal de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres se reuniram na quinta-feira (16) para discutir ações conjuntas de combate à violência contra a mulher no município.
O encontro, promovido pelo CMDDM e pela Rede Municipal, teve como objetivo principal promover uma escuta sobre os casos de violência contra as mulheres que vêm sendo registrados no município, o que inclui feminicídios e tentativas de feminicídio. A partir dos relatos colhidos, o grupo pretende fortalecer a rede de apoio e proteção às mulheres, além de desenvolver políticas públicas mais eficazes para prevenir os crimes.
“Foi um diálogo importante para compreendermos e ajudarmos no que compete ao nosso papel na prevenção, no enfrentamento às violências, no cuidado com as vítimas e suas famílias, e para articular políticas públicas”, afirmou a secretária de Políticas para as Mulheres, Elisângela Araújo.
A deputada Fabíola Mansur, representando a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), também participou da reunião e reforçou a importância do trabalho em rede. “É importante fazer a escuta nesta reunião conjunta para a tomada de providências e, também, para fortalecer a rede de proteção às mulheres do município”, disse a deputada.
A coordenadora do CMDDM, Maria Luzia do Carmo, destacou a necessidade de um acompanhamento frequente da rede de apoio e proteção à mulher. “Vamos criar uma agenda fixa, porque é necessário esse apoio para o acompanhamento e monitoramento da rede com frequência, para articular as ações com a rede territorial e com a rede estadual. A responsabilidade é de todos no enfrentamento dessa situação que atinge toda a sociedade”, afirmou.
Também participaram da reunião representantes da Comissão dos Direitos das Mulheres da Assembleia Legislativa; da Secretaria de Segurança Pública, por meio da Polícia Militar, Polícia Civil e Ronda Maria da Penha; da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB); do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); da Universidade Estadual da Bahia (UNEB); da Prefeitura e Câmara Municipal de Conceição do Coité; e de instituições da sociedade civil, como o Coletivo Marielle, Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (SINTRAF), Revolution Reggae e o Movimento de Organização Comunitária (MOC).
Notícias de Santaluz