Share Button
dsc_0334

Foto: Divulgação/ Santa Luz FM

Visando democratizar a informação e contribuir para a construção do pensamento crítico dos cidadãos e cidadãs de Santa Luz, a Associação de Radiodifusão Comunitária Santa Luz FM – 104.9, encerrou na manhã desta Quarta-Feira (14), a primeira de duas séries de entrevistas com candidatos a prefeitos e prefeita de Santa Luz. De acordo com informações da Assessoria da rádio, a ideia é possibilitar que o eleitorado luzense possa avaliar de forma democrática e com igualdade, as propostas dos/a postulantes ao governo municipal para os próximos quatro anos.

Seguindo os critérios e regras definidas em reunião realizada no dia 29 de Agosto, entre a emissora e as assessorias dos candidatos Robson Sena da Coligação: Renova Santa Luz – PT – PCdoB e PHS; Quitéria Carneiro Araújo, Coligação É a vontade do povo – PSD – PP – PDT e Joelcio Martins da Silva da Coligação: Renasce a esperança – PMDB – PRB – PPS – DEM – PSB e PV.

Ainda conforme a Santa Luz FM, os dois primeiros entrevstados: Joelcio Martins da Silva da Coligação: Renasce a esperança – PMDB – PRB – PPS – DEM – PSB e PV, seria entrevistado na última Segunda-Feira (12), entretanto, não compareceu à entrevista e envcaminhou comunicado informando sua ausência, alegando motivos de força maior. Já na última Terça-Feira (13), seria a vez da candidata Quitéria Carneiro Araújo, Coligação É a vontade do povo – PSD – PP – PDT, que de acordo com a emissora, não compareceu à entrevista, nem encaminhou nenhuma justificativa pela sua ausência.

Ainda segundo a assessoria da rádio, ambas as Coligações tem ciência das regras e critérios e têm conhecimento de todos os procedimentos adotados pela rádio, no que se refere à preparação das entrevisas e do Debate.

dsc_0321

Foto: Divulgação/ Santa Luz FM

O entrevistado desta quarta-feira (14), Robson Sena do PT destacou a importância dos candidatos participarem de momentos como estes em que a rádio oferece, pois para ele é a oportunidade dos candidatos apresentarem quais são as suas propostas de verdade para Santa Luz e lamentou a ausência dos dois candiatos. Ele disse ainda “que não comparecer à um chamado da rádio, é um desrespeito com a sociedade luzense e com uma emissora como a Santa Luz FM que só visa o bem de Santa Luz” e ainda os desafiou para o debate que a rádio irá promover no próximo dia 20, às 09 horas da manhã.

Durante a sabatina que durou uma hora e trinta e oito minutos, Robson Sena respondeu a 05 perguntas formuladas pelos ouvintes e à várias perguntas feitas pelos radialistas Edisvânio Nascimento e Dil Carmo, abragendo temas como: Servidores Públicos; Ação social/ assistência social; Políticas públicas e de inclusão (juventude, mulheres, idosos, criança e adolescente); Geração de emprego e renda; Recursos hídricos; Saneamaneto básico; Saúde; 3º setor (cooperativismo e associações comunitárias) e sobre cultura, esporte e lazer. 

Ao final da entrevista, Robson fez uma avaliação a respeito da sua participação e disse que foi muito positiva e que é “uma grande oportunidade que a Santa Luz FM está dando a cada candidato para que eles possam apresentar as suas propostas. Todos nós candidatos, deveriamos assumir este compromisso de debater quais as nossas propostas que temos para Santa Luz”. Robson finalizou alfinetando as outras candidaturas a prefeito e prefeita: “venham para o debate do dia 20 de Setembro na Santa Luz FM! Temos uma grande oportundiade de apresentarmos e confrontarmos nossas propostas para que o eleitorado luzense tenha a oportunidade de ouvir-nos! Não vir para o debate e para as sabatinas, é no mínimo faltarmos com o respeito, tanto com a emissora quanto com o povo de Santa Luz que espera de nós o minimo de respeito”.

dsc_0341

Foto: Divulgação/ Santa Luz FM

Com o final da primeira etapa de entrevistas, as atenções da Santa Luz FM, se voltam para os últimos preparativos para o debate que está previsto para o dia 20 de Setembro às 09:00 horas da manhã. Segundo a assessoria da emissora, o debate serà mediado por um radialista de fora de Santa Luz e acompanhado por um corpo jurídco também de fora do município. Ainda de acordo com a rádio, desde o dia 29 de Agosto, estão confirmadas as presenças dos candidatos Robson Sena da Coligação: Renova Santa Luz – PT – PCdoB e PHS e Joelcio Martins da Silva da Coligação: Renasce a esperança – PMDB – PRB – PPS – DEM – PSB e PV. Já a candidata Quitéria Carneiro Araújo, da Coligação É a vontade do povo – PSD – PP – PDT, ainda não confirmou se vai participar. Entretanto, esta tem até 48 horas antes do dia do debate para enviar comunicado, informando se participará ou não do mesmo.

Na Segunda-feira (19), às 09:00 horas da manhã, será realizado na Santa Luz FM, com as presenças dos participantes do debate, ou de seus  representantes, o sorteio da ordem de partcipação de cada candidato em cada bloco. O debate ocorre das 09 horas da manhã às 11 horas e 04 minutos, conforme aprovação da maioria dos candidatos ou representantes e terá 6 blocos, sendo que o primeiro terá a duração de 27 minutos, o segundo e o quarto blocos de 15 minutos cada, o terceiro e o quinto blocos de 24 minutos e o sexto bloco  que será o das considerações finais terá 09 minutos.

A Santa Luz FM, concluirá os seus trabalhos, ouvindo os candidatos e candidata nos dias 21 entrevistanto novamente o candidato Robson Sena da Coligação: Renova Santa Luz – PT; dia 22 será a vez de Quitéria Carneiro Araújo, Coligação É a vontade do povo – PSD e fechará entrevistando Joelcio Martins da Silva da Coligação: Renasce a esperança – PMDB.

Para o radialista e assessor do Departamento de Jornalismo da Santa Luz FM Edisvânio Nascimento a rádio está tentando fazer a sua parte “e cabe a aos candidatos, candidata e à sociedade fazer a sua”. […] “Nossa parte estamos fazendo e iremos continuar com todo amor e carinho. Nosso esforço será concentrado em fazer o melhor possível nestes eventos para que eles aconteçam à altura da grandeza de Santa Luz e que ao final tanto candidatos e candidata, quanto eleitores saiam vitoriosos”.

Redaçaõ da Rádio Comunitária Santa Luz FM

Deixo o seu comentário

comentário(s)