Share Button
Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Santa Luzia, conhecida como protetora dos olhos, é celebrada pelos católicos nesta sexta-feira (13). Em Santaluz, na região sisaleira da Bahia, fiéis aproveitam o feriado municipal para participar da programação em homenagem a santa, que é padroeira do município.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Uma alvorada festiva às 4h abriu os festejos, e três das quatro missas do dia começaram às 6h, às 8h e às 10h, celebradas na matriz da paróquia que leva o nome da santa. Entre os fiéis estava a prefeita Quitéria Carneiro, que acompanhou a celebração junto com seu esposo, o ex-prefeito Júnior do Max, os filhos e alguns correligionários.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

A programação segue com outras atividades realizadas ao longo do dia, entre elas uma missa campal seguida de uma procissão pelas ruas do centro da cidade.

Santa Luzia, portadora da luz

Nascida em uma família rica e cristã, na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283, Luzia era considerada como uma das jovens mais belas do local. Aos cinco anos, perdeu o pai e cresceu sob os cuidados da mãe, que sofria de graves hemorragias.

Certo dia, ao peregrinar na cidade de Catânia, Luzia e a mãe acompanharam o evangelho pregado durante a missa, o qual falava sobre a cura da mulher que padecia de hemorragias. A jovem, então, pediu a Deus que a mãe ficasse curada e foi rezar junto à imagem de Santa Águeda. No mesmo instante, a cura aconteceu.

Foto: Notícias de Santaluz

Foto: Notícias de Santaluz

Ao chegarem à casa onde elas moravam, começaram a distribuir todos os bens aos pobres. Como Luzia se mostrou firme diante da fé que carregava, acabou sofrendo inúmeras crueldades do Imperador Diocleciano, que vendo que nada a fazia renegar a fé em Jesus Cristo, mandou degolar a jovem. Era 13 de dezembro de 304. A partir deste dia, teve início a devoção à Santa Luzia, primeiro na Itália e depois por toda a Europa. Atualmente ela é conhecida como a “Santa da Visão”.

Conta-se que antes de sua morte teriam arrancado os seus olhos, fato ou não, Santa Luzia é reconhecida pela vida que levou Jesus até as últimas consequências, pois assim testemunhou diante dos acusadores: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a Ele prometi amor e fidelidade”.

Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)