Os 415 municípios baianos da área de concessão da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) foram afetados pelo apagão que atingiu a Região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Rio Real e Jandaíra, que ficam no limite com Sergipe e são as únicas cidades do estado que não fazem parte do grupo da Coelba, também tiveram o fornecimento de energia interrompido. Segundo a Companhia, a interrupção foi registrada às 15h08 na Bahia e nos demais estados do Nordeste. O blecaute foi causado por um problema no Sistema Interligado Nacional, de responsabilidade do operador nacional do sistema elétrico (ONS). Alguns municípios do Sul e Sudoeste da Bahia, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, tiveram o fornecimento de energia normalizado às 15h28. As cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas às 16h20. 

Segundo as distribuidoras de energia nos Estados, a luz está sendo restabelecida aos poucos, para que a rede não fique sobrecarregada e ocorra um novo apagão nas cidades.

SANTALUZ SEM ENERGIA DURANTE QUATRO HORAS
O apagão em Santaluz durou cerca de quatro horas. Segundo informações da Coelba a interrupção do fornecimento de energia elétrica foi registrada no município às 15h08 e só foi restabelecido por volta das 19h. Os estabelecimentos comerciais começaram a fechar as portas a partir das 16h30. 

SERVIÇO DE TELEFONIA MÓVEL AFETADO

O mega apagão também comprometeu o sistema de telefonia móvel das operadoras Tim e Claro. De acordo com relatos de usuários, o sinal destas companhias foi interrompido durante o período do apagão.

TRANSTORNOS

Em Salvador, em apenas uma rua no bairro da Pituba, região nobre da cidade, cinco prédios registravam pessoas presas nos elevadores.

Ainda em Salvador, grupos de assaltantes provocaram crimes na cidade. De acordo com a Central de Polícia (Centel), foram registrados dois arrastões: no Campo da Pólvora e na Rodoviária.Criminosos também se aproveitaram da falta de luz para roubar pessoas que tentavam embarcar nos ônibus, provocando tumulto no local. Ainda segundo a Centel, no Campo da Pólvora, próximo ao Fórum Ruy Barbosa, assaltantes assaltaram pedestres e deixaram duas pessoas esfaqueadas.

Em Feira de Santana, estabelecimentos comerciais fecharam as portas a partir das 16h30. As escolas da rede pública e particular suspenderam as aulas. O trânsito ficou congestionado em diversos pontos da cidade, como o cruzamento das Avenidas Maria Quitéria com a Presidente Dutra.

REGIÃO DO SISAL

Na Região Sisaleira, algumas cidades como Araci, Serrinha, Tucano, Conceição do Coité, Valente, Santaluz e Teofilândia o fornecimento de energia foi restabelecido por volta das 19 horas. 

HISTÓRICO

Desde setembro do ano passado, quando Dilma anunciou que haveria um corte médio de 20% nas tarifas de energia aos consumidores a partir deste ano, ocorreram seis blecautes de grandes proporções em diversos Estados brasileiros.

No último apagão de 2012, mais de 3,5 milhões de consumidores, em 12 Estados, ficaram sem luz por uma hora.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)