f_22961

Foto: Reprodução

O cartório eleitoral de Santaluz estará aberto no dia 30 de outubro, das 08h às 17h, para receber os requerimentos de justificativa dos eleitores que votam em municípios onde haverá segundo turno das eleições, mas que não poderão comparecer às urnas. O eleitor que estiver fora de seu domicílio eleitoral deverá comparecer ao cartório para justificar sua ausência, portando documento original de identificação com foto. O cartório eleitoral de Santaluz fica no Fórum Desembargador José Maciel dos Santos, localizado na Praça João Durval Carneiro, no Centro da cidade.

Vale ressaltar que o comparecimento do eleitor, no dia da eleição, em mesa receptora de justificativa instalada fora do seu domicílio eleitoral dispensa a apresentação de qualquer outro documento ao juiz eleitoral em momento posterior (Res.-TSE nº 23.456/2015, art. 65, parágrafo único).

Cancelamento 
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia, o eleitor que não votar em três eleições consecutivas, não justificar sua ausência e não quitar a multa devida terá sua inscrição cancelada. A regra não se aplica somente aos eleitores cujo voto seja facultativo (analfabetos, maiores de dezesseis e menores de dezoito anos, e maiores de setenta anos) e aos portadores de deficiência física ou mental. 

Redação Notícias de Santaluz