10325737_899449700084841_2913158978858640452_n

Caminhada Pró UFNB em Araci. Mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas em diversos municípios.

Santaluz terá um campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela comissão mobilizadora que pleiteia a criação da universidade. Além de Santaluz, Serrinha – que foi escolhida pela comissão para sediar a reitoria – também terá um campus. Em nota, o núcleo da comissão mobilizadora formado por representantes do Território do Sisal informou que critérios como localização, infraestrutura, densidade demográfica circunvizinha e acessibilidade para outros municípios foram decisivos para a escolha das duas cidades.

Desde o ano passado, a mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas dos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste Litoral Norte. De acordo com a comissão mobilizadora, cerca de dois milhões de habitantes distribuídos em 74 municípios serão beneficiados com a implantação da nova universidade.

DSC01945

Mobilização Pró UFNB realizada em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Em Santaluz, no dia 16 de abril do ano passado, foi realizado um debate que contou com a participação de centenas de jovens, que saíram em caminhada pelas ruas e avenidas do centro da cidade em direção ao auditório Lindaura Carneiro de Araújo (Cenos), onde o evento foi realizado.

DSC01964

Audiência pública lotou auditório do Cenos em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Ao todo, foram realizadas mais de 20 audiências públicas em municípios dos quatro territórios, além de uma audiência e um seminário realizados na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), que contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e lideranças estudantis dos territórios envolvidos. O evento teve como objetivo apresentar o projeto e solicitar o apoio de parlamentares e do governo do Estado, para que a proposta de criação da universidade fosse encaminhada ao governo federal.

A próxima etapa, de acordo com a nota divulgada pela comissão mobilizadora, será apresentar e discutir o projeto com reitores e parlamentares do Estado em uma reunião que será realizada no dia 20 de fevereiro, em Serrinha.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)