WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


Santaluz é escolhida para sediar campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia

10325737_899449700084841_2913158978858640452_n

Caminhada Pró UFNB em Araci. Mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas em diversos municípios.

Santaluz terá um campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (21) pela comissão mobilizadora que pleiteia a criação da universidade. Além de Santaluz, Serrinha – que foi escolhida pela comissão para sediar a reitoria – também terá um campus. Em nota, o núcleo da comissão mobilizadora formado por representantes do Território do Sisal informou que critérios como localização, infraestrutura, densidade demográfica circunvizinha e acessibilidade para outros municípios foram decisivos para a escolha das duas cidades.

Desde o ano passado, a mobilização popular pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia tem reunido milhares de pessoas dos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste Litoral Norte. De acordo com a comissão mobilizadora, cerca de dois milhões de habitantes distribuídos em 74 municípios serão beneficiados com a implantação da nova universidade.

DSC01945

Mobilização Pró UFNB realizada em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Em Santaluz, no dia 16 de abril do ano passado, foi realizado um debate que contou com a participação de centenas de jovens, que saíram em caminhada pelas ruas e avenidas do centro da cidade em direção ao auditório Lindaura Carneiro de Araújo (Cenos), onde o evento foi realizado.

DSC01964

Audiência pública lotou auditório do Cenos em Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

Ao todo, foram realizadas mais de 20 audiências públicas em municípios dos quatro territórios, além de uma audiência e um seminário realizados na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), que contou com a participação de prefeitos, vereadores, estudantes, professores, representantes de movimentos sociais e lideranças estudantis dos territórios envolvidos. O evento teve como objetivo apresentar o projeto e solicitar o apoio de parlamentares e do governo do Estado, para que a proposta de criação da universidade fosse encaminhada ao governo federal.

A próxima etapa, de acordo com a nota divulgada pela comissão mobilizadora, será apresentar e discutir o projeto com reitores e parlamentares do Estado em uma reunião que será realizada no dia 20 de fevereiro, em Serrinha.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)

9 respostas para “Santaluz é escolhida para sediar campus da Universidade Federal do Nordeste da Bahia”

  • gabriel arts says:

    Parabéns Santa luz, é
    mais do que merecido.

  • wellington lima says:

    SANTA LUZ REALMENTE FAZ JUS ESSA GRANDE VITORIA. É INEGÁVEL O QUE VEM ACONTECENDO NO MUNICÍPIO COMO UM TODO NO DIZ RESPEITO A ECONOMIA, CULTURA, ESTRUTURAÇÃO DA SEDE, DISTRITOS E POVOADOS. OUTRO FENÔMENO INTERESSANTE É NUMERO DE JOVENS QUE VEM SE FORMANDO E BUSCANDO FORMAÇÃO FORA E DENTRO DO MUNICÍPIO. EU SOU SOTEROPOLITANO MAS AMO ESSE MUNICÍPIO QUE SÓ TEM ME AJUDADO.

  • Edel says:

    .parabéns a toda a comunidade que se mobilizou e parabéns para a comissão organizadora ! Isso mostra que quando a comunidade se unem em busca de melhorias para o local onde mora,se consegue resultados extraordinários. Agora temos que lutar por melhorias de estradas que estão abandonadas, melhorias na saúde etc. Agora mais do que nunca nosso município vai ter visibilidade.

  • Laudo Costa says:

    Parabéns Santaluz!

  • Renata says:

    Santa Luz meu orgulho!É incrível como a cidade Vem crescendo a cada dia!Parabéns ao prefeito Zenonzinho que realmente mostrou pra que veio,com seu comprometimento com o povo Luzense,essa foi uma das maiores conquistas durante esse tempo de emancipação!

  • Aleandro says:

    Parabéns Santaluz,amo esse município,orgulho de ser luzense.

  • Nilson says:

    DEU MAIS MORAL A SANTA LUZ CIDADE DE GENTE BOA…

  • Nilson says:

    TENHO QUE RECEBER O TITULO DE CIDADÃO LUZIENSE JÁ ESTOU EM SANTA LUZ MAIS DE 22 ANOS.

  • Silvanio Cunha says:

    Não resta dúvidas que isso tem a ver com o peso POLÍTICO!
    Santa Luz, neste momento vive alinhado com as forças do Estado, seu Prefeito, Deputados, Senadores, Governador e Presidenta.
    A Cidade vive um momento político bom, o que nos traz progressos.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia