Estão eleitos os novos conselheiros tutelares de Santaluz. Na eleição, realizada neste domingo (4), foram totalizados 4.619 votos, sendo 4.500 válidos. O processo eleitoral foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria de Assistência Social e o Ministério Público (MP). Essa foi a primeira eleição de conselhos tutelares realizada de forma unificada em todo o país.

DSC_1266

Desde as primeiras horas da manhã movimentação de eleitores foi intensa no Cenos | Foto: Notícias de Santaluz

Desde as primeiras horas da manhã era grande a movimentação de eleitores que se concentravam nas dez sessões distribuídas no Centro Educacional Nilton Oliveira Santos (Cenos) – único local de votação. Um dos primeiros a depositar o voto na urna foi o motorista Daniel Barbosa Damascena. “Fiz questão de chegar cedo, assim, eu cumpro meu papel de cidadão e aproveito o restante do meu domingo”, disse Daniel. Os eleitores em situação regular com a Justiça Eleitoral puderam comparecer às urnas e depositar seu voto, através de cédulas eleitorais, até às 17h.

DSC_1263

Mais de 4 mil eleitores compareceram às urnas neste domingo para escolherem novos conselheiros tutelares de Santaluz | Foto: Notícias de Santaluz

A apuração dos votos começou por volta das 20h e seguiu até às 23h30. Os candidatos acompanharam de perto a contagem. Ao todo, 24 concorrentes a 10 vagas – cinco titulares e cinco suplentes – para um mandato de quatro anos. A homologação final do resultado das eleições será publicada no Diário Oficial do Município, nos próximos dias. A posse dos novos conselheiros será em 10 de janeiro de 2016.

DSC_1273

Apuração ocorreu na noite deste domingo | Foto: Notícias de Santaluz

Segundo a presidente do CMDCA, Daniela do Nascimento Abreu, o processo aconteceu dentro do esperado e a votação desse domingo transcorreu tranquila. “O processo de escolha dos conselheiros tutelares de Santaluz teve início no mês de abril, quando lançamos o edital e houve a inscrição dos candidatos. Foram 43 inscritos, dos quais 24 foram aprovados na prova objetiva e disputaram a eleição. Registramos recorde na quantidade de eleitores que compareceram às urnas hoje, o que ocasionou algumas reclamações pontuais, sobretudo em relação às pequenas filas que foram formadas durante todo o dia. Mas todas as dificuldades foram enfrentadas com muita seriedade e empenho e o saldo é positivo”, disse.

DSC_1254

Promotora de Justiça (esquerda) ao lado da presidente do CMDCA dando últimas instruções aos mesários antes do início do pleito | Foto: Notícias de Santaluz

Segundo a promotora de Justiça Núbia Rolim dos Santos, os candidatos eleitos têm grandes desafios pela frente. “A sociedade participou de maneira efetiva do processo eleitoral, o que certamente demonstra a cobrança que deverá existir em torno dos candidatos que conseguiram se eleger hoje. Cabe ao poder público continuar dando a esses novos conselheiros, as condições necessárias para que eles desempenhem o trabalho o qual foram encarregados pela sociedade, que é zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente”, afirmou.

Confira a relação dos candidatos eleitos e seus suplentes

1. Adriano Reis (511 votos)

2. Cleilza Ferreira de Oliveira (341 votos)

3. Senevaldo Pereira da Silva (310 votos)

4. Taise Larena Oliveira Santos (300 votos)

5. Geiziane do Nascimento Silva (285 votos)

Suplentes – Eleneide de Oliveira Nascimento (257), Amennemar Lopes (232), Luzana Matos Abreu (232), Iracarla Lima da Costa (215) e Luíza Caroline de Sena Silva (197).

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)