As inscrições para que médicos e municípios participem do Programa Mais Médicos estão abertas e podem ser feitas no endereço: http://maismedicos.saude.gov.br. O prazo termina nesta quinta (25). No ato da inscrição, os gestores devem apontar a necessidade de médicos. Durante a apresentação do programa, feita pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, aqui na Bahia, a presidente da UPB e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria, argumentou que a medida vai ajudar a diminuir o peso do custeio da saúde nos municípios de pequeno porte. 

“A demanda para completar o quadro de médicos hoje é o problema, a categoria prioriza estar em cidades maiores, com mais estrutura e melhores salários e isso eleva o custo para o município e impacta diretamente na folha de pessoal, que na maioria das prefeituras já está no limite”, explicou Quitéria. 

Santaluz está entre os municípios que terão prioridade no programa

Santaluz e mais 263 cidades baianas foram identificadas pelo Ministério como prioritárias para receber os profissionais que serão remunerados pelo governo federal. 

Além de levar mais médicos para o interior do Brasil, o governo federal anunciou um pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimento em infraestrutura. De acordo com o Ministério da Saúde, a Bahia receberá R$ 275 milhões dos R$ 7,5 bilhões anunciados pela presidente Dilma Rousseff para ampliação, reforma e construção das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais universitários.  (Com informações da UPB)

Deixo o seu comentário

comentário(s)