WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio


Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Drogaria Santana

Adrivana Cunha Hospital de Olhos


SANTALUZ: MUNICÍPIO TERÁ PRIORIDADE NO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”, DO GOVERNO FEDERAL

Municípios da Bahia considerados prioritários. Clique na imagem para ver a lista.

O programa Mais Médicos lançado pelo Governo Federal nesta semana ampliará a presença destes profissionais nas regiões carentes do país, como os municípios do interior e periferias das grandes cidades. Instituída por medida provisória pela Presidenta da República, Dilma Rousseff, a iniciativa ofertará bolsa de R$ 10 mil, paga pelo Ministério da Saúde, aos médicos que atuarão na atenção básica da rede pública de saúde. Terão prioridade na alocação desses profissionais 1.557 municípios de maior vulnerabilidade social.

Santaluz está entre os 264 municípios baianos identificados pelo Ministério da Saúde (MS) como prioritários para receber profissionais do programa, criado com a intenção de interiorizar a atenção à saúde. Os números, divulgados nesta terça-feira (09) pelo Ministério da Saúde (MS), colocam a Bahia na liderança nacional entre os estados com maior número de áreas com carência de médicos. Em todo o país, são 1.557 cidades identificadas como prioritárias para receber os médicos do programa.

Na Bahia, segundo o Correio, o índice do número de profissionais para cada mil habitantes não passa de 1,09. Enquanto isso, o índice nacional é de 1,83. Além da concentração de médicos, também foram usados como critérios para identificar os municípios que terão prioridade no programa a “capacidade instalada” – quando a cidade tem unidade de saúde, mas não tem médico – e foram ainda selecionados municípios com pelo menos 20% da população em condições de extrema pobreza, com base nos dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. A inscrição nos editais, porém, não está restrita somente a esses municípios. “Há muitas demandas no interior, mas as capitais também entram como prioritárias, para preencher vagas que ficam em áreas mais pobres”, disse o ministro Padilha.

Araci, Feira de Santana, Itiúba, Monte Santo, Nordestina, Queimadas, Quijingue, e Tucano, também estão entre os 264 municípios baianos que terão prioridade no programa. (Correio)

Deixo o seu comentário

comentário(s)

1 resposta para “SANTALUZ: MUNICÍPIO TERÁ PRIORIDADE NO PROGRAMA “MAIS MÉDICOS”, DO GOVERNO FEDERAL”

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia