WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia

Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Santaluz: Operação da Polícia Federal fecha garimpo ilegal e apreende equipamentos no povoado de Serra Branca

DSC00409

Garimpo foi fechado na Região de Serra Branca, zona rural de Santaluz | Fotos: Notícias de Santaluz

Uma operação da Polícia Federal, batizada como “Santaluz1”, fechou um garimpo ilegal e apreendeu várias máquinas, a exemplo de moinhos e motores utilizados na separação do ouro com outras impurezas encontradas no garimpo. A operação foi desencadeada pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Polícia Federal em Salvador. Os locais fechados funcionavam nas fazendas Careta e Dois Irmãos, localizadas no povoado de Serra Branca, zona rural do Município de Santaluz. Em entrevista concedida ao Notícias de Santaluz, o  delegado da Polícia Federal, Jorge Vinicius, disse que a operação teve como objetivo a desarticulação de um garimpo ilegal, localizado nas fazendas Careta e Dois Irmãos, que funcionava se licenciamento ambiental e sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

DSC00414

Operação batizada como “Santaluz1” foi deflagrada pela Polícia Federal

De acordo com o Delegado Federal, o garimpo existe há cerca de 10 anos, descoberto por sem terras, que se instalaram no local e passaram a extrair ouro ilegalmente. O delegado disse ainda que a operação “Santaluz1” foi planejada após notificação do Comando da 6ª Região Militar do Exército, que informou a PF sobre a utilização de explosivos e a exploração ilegal de ouro, no garimpo. Os garimpeiros foram notificados pela Polícia Federal. Os equipamentos apreendidos ficarão à disposição da Justiça Federal do município de Campo Formoso, responsável pela expedição do mandado de busca e apreensão. Como de costume em operações deste porte, as máquinas ficarão sob os cuidados da Prefeitura Municipal, na condição de fiel depositária, em acato à ordem judicial do Ministério Público Federal. Participaram da operação “Santaluz1″44 agentes da Polícia Federal, em 12 viaturas.

POPULAÇÃO DE SERRA BRANCA RECLAMA DE FECHAMENTO DO GARIMPO

Segundo um dos garimpeiros, que não quis se identificar, o garimpo é antigo e representa um dos meios de sobrevivência dos habitantes do povoado de Serra Branca, distante 15 km do município de Santaluz.

DSC00398

População reclama de fechamento do garimpo

“Esse é o meio de sustentarmos nossas famílias. Não temos emprego e trabalhamos honestamente. Os equipamentos são nossos, comprado com o nosso dinheiro. O que vamos fazer agora?”, declarou.

Redação Notícias de Santaluz

* Ver mais fotos

10 respostas para “Santaluz: Operação da Polícia Federal fecha garimpo ilegal e apreende equipamentos no povoado de Serra Branca”

  • cassia da silva costa disse:

    É muito triste essa siituação, de um lado a policia exercendo seu trabalho, do outro as familias sem saberem o que vão fazer,afinal são mais de 12 anos de garimpo. e a pergunta tem gente que só aprendeu a garimpar, o que vão fazer agora?

  • tiburtino de jesus oliveira disse:

    enquanto isso muitos politicos,estao ai sem ser julgados ,compras de votos,desvio do dinheiro publico,ou seja nosso ..mas como no BRASIL so vai pra cadeia pobres …o unico jeito e esperar pela justiça DIVINA,essa sim nao falha ……

  • tiburtino de jesus oliveira disse:

    e agora o que vao fazer essas familias ?????????

  • jose nunes reis disse:

    enquanto sntaluz, mesmo o prefeito médico conhecedor da área de saúde nada faz com a sua equipe e a vigilância sanitária do município a respeito da carne clandestina sem nenhuma procedência e higiene, o boi é abatido na bosta e a carne trasportada em picapes sujas e distribuída aos açougues aos olhos de todas as autoridades sem que nada façam para coibir este absurdo.

  • gidenilson aquino disse:

    nossa muito triste o que aconteceu com esse povo e agora o que vai acontecer com essas familias triste

  • Nega disse:

    Muito Triste e errado o que estão fazendo, pq muitas familias sobreviviam do garimpo. E agora Como vão fazer sem emprego ?

  • joão garimpeiro BA disse:

    É fácil prender garimpeiros, homens simples, trabalhadores que estão ali honestamente ai a PF chega botando moral, com arma na cintura tudo vira macho.Mas na hora de correr atrás de bandidos perigosos, assaltantes de banco, e o temido pcc ai a coisa é diferente né? mas com o pobre do garimpeiro a coisa é mais fácil!!!
    O garimpeiro só tem valor na hora do pedir voto
    Estou idignado!!!!

  • Se não houver esforços hoje como sera então amanhã, quando todos tiverem certeza que o erro e muito grande.E o jeito e pouco. concertar agora.Deposis o governo resolve com vale gas bolsa familia vale transporte ah o gov. resolve

  • Ja escrevi em tempo passado oque eu tinha inventado uma desfibradeira de sisal e que produzia de 2500/4000kg. por dia o meu proposito e que ela seja de Santaluz passei 4 mezes dentro oda escola politecna da U.F.B.a com estudantes de engrenharia e com o aval final do engenheira chefe professor da renomada escola.o que quero? ou vender a ideia a nível nacional haja visto que no Cancun México e Madagascar africa não tenho interesse, o melhor paara regial sisaleira e fazer varias cooperativas municipais as quais tomava conta das máquinas cada uma trabalha com 10 homens, 01 burro e essa é a única que anda por dentro do pasta tira a fibra e ainda aduba o pasto não tem cortadores com faca tropeiro bagaceiro oeessa e nota 10 meu contato 71 996171855 simael nunes da Cunha.

  • Tenho um invento de uma desfibradora de sisal onde equipe da U.F.Ba estivera a estudar e queria que ela nascesse em minha cidade Santaluz, ela não usa faca para cortar, não em bagaceiro, tropiros, sevador tudo é coisa de primeiro mundo com a maior vantegem pode sair de uma roça e ir para outra.Tenho certificado da idealização da TMJr procuto parceria na região sisaleira aceita trabalhar com palha mucha onde os motores param ela continua meu te. 71996171855. Simael.

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia