WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
Home . Inicio



Max Santa Luzia


Laboratório Checap

Adrivana Cunha - Hospital de Olhos

Império Store

Drogaria Santana

Parabéns, Santaluz!

SANTALUZ: POVOADO DE ROSE É DESTAQUE NO GLOBO RURAL DESTE DOMINGO (4)

O Globo Rural deste domingo (4) destacou as peculiaridades do povoado de Rose, localizado a 06 km de Santaluz. Durante o mês de junho a equipe do jornalista Nélson Araújo passou uma semana no povoado, entrevistando professoras, pessoas da comunidade e líderes do assentamento, que explicaram todo o processo desde a ocupação, em meados dos anos 80, até o desenvolvimento do Projeto de Assentamento nos dias atuais.

Na reportagem de Nélson Araújo, dividida em duas partes, o destaque ficou por conta dos “griôs”, pessoas mais velhas, mestres num saber, que passam o conhecimento para os mais novos, na tentativa de resgatar um pouco da história do povoado, que conta com 140 casas, ruas e uma avenida com canteiro central e virou referência no Nordeste. A cultura dos griôs é tão importante para o povoado quanto a agricultura, o artesanato e a culinária.

“Descobrimos que tinha pessoas aqui com mais de 40 anos, que iam da roça pra casa, não tinham qualquer atividade social. E agora com a cantiga de roda, o samba de roda, eles estão participando”, conta José Roque Saturnino Lima, coordenador do projeto Expressões Sertanejas.

Sobre o povoado

O Projeto de Assentamento Lagoa do Boi localiza-se a 06 km de Santaluz, e tem uma área total de 1.350.5092 hectares.

O nome povoado de Rose é uma homenagem a Roseli Celeste Nunes da Silva, líder camponesa que morreu num conflito de terra logo no início do Movimento dos Sem Terra.

O povoado conta com uma casa de farinha, uma sede da associação, posto de saúde, quadra de esportes, energia elétrica, sistema de abastecimento de água e uma escola, num total aproximado de 18 hectares e duas áreas de reserva legal, num total aproximado de 15 hectares. Na área existem cerca de 78 famílias assentadas.

No ano de 1989, o povoado de Rose, era um assentamento formado apenas por barracas de lona preta.

Assista a reportagem completa, em duas partes:

Parte1: 

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/edicoes/v/grios-preservam-memoria-e-historia-oral-de-seus-povos-na-bahia/2733527/

Parte2:

http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/edicoes/v/assentamento-na-bahia-supera-a-miseria-fazendo-arte/2733534/

Redação Notícias de Santaluz

2 respostas para “SANTALUZ: POVOADO DE ROSE É DESTAQUE NO GLOBO RURAL DESTE DOMINGO (4)”

  • Artur Pereira disse:

    Eu amei a reportagen, gente corajosa!! lutando praticamente sozinhos… abraço

  • maristela ronzani bernardes disse:

    parabéns a estas pessoas que viram na dificuldade uma forma de aprendizado e crescimento.não ficaram lamentando, foram á luta. sou filha de trabalhadores rurais e enfrentei muitas dificuldades na agricultura. sei como é. mais uma vez, parabéns a todos

Deixe seu comentário



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia