Santaluz: Prefeito se reúne com presidente da CBPM e diretor da Yamana para buscar liberação do garimpo em Serra Branca
O prefeito de Santaluz Zenon Nunes Filho (PSD), e o vice-prefeito Roudillys Rios, foram recebidos, na semana passada, pelo diretor presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Alexandre Brust, e pelo diretor técnico, Rafael Avena Neto. A pauta principal do encontro, que contou ainda com a presença do diretor do Grupo Yamana Gold, Daniel Karrqvist, foi o retorno das atividades do garimpo nas fazendas Careta e Dois Irmãos, situadas na região do povoado de Serra Branca, zona rural de Santaluz, além da mina M3, situada na zona rural do município de Cansanção.
Considerados clandestinos – as atividades eram desenvolvidas sem licenciamento ambiental e sem autorização do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) -, os garimpos foram fechados há quase um ano, após uma operação desencadeada pela Delegacia de Repressão a Crimes Ambientais da Polícia Federal em Salvador. Na época, foram apreendidas várias máquinas, a exemplo de moinhos e motores utilizados na separação do ouro com outras impurezas encontradas no garimpo.
Zenonzinho avaliou a reunião como positiva. “Como sempre, o presidente da CBPM, Alexandre Brust, foi bastante atencioso e nos ajudou a costurar o acordo com o representante da Yamana Gold, que após analisar nossa proposta, garantiu que se reunirá com os representantes da Cooperativa Mista de Mineração da Região Sisaleira (Coomires) e da Cooperativa de Garimpeiros do Vale do Itapicuru (Coopegavi), a fim de liberar as atividades nos garimpos de Serra Branca e M3, através de um contrato de cessão de direitos minerários. Estamos muito confiantes e continuaremos em busca de ações que possam garantir a tranquilidade do povo luzense e manter o crescimento da economia do nosso município”, declarou.
O vice-prefeito Roudillys Rios disse estar confiante na liberação dos garimpos. “Saímos da reunião bastante confiantes na liberação das áreas, sobretudo Serra Branca, que, além de gerar emprego e renda, fortalece a nossa economia. Graças ao esforço empreendido pelo prefeito Zenonzinho, já conseguimos a liberação da área conhecida como “Baixinha”, situada na zona rural de Nordestina, e, com fé em Deus, poderemos ver, em breve, também em Santaluz, centenas de pais de família voltando a trabalhar e garantir o próprio sustento com dignidade, como sempre aconteceu”, disse.
Redação Notícias de Santaluz
isso e interessante,vieram se preocupar com esses garimpos agora?pq só agora? há já sei talvez e a possibilidade da yamana não voltar mais suas atividades, ai entra aquele velho ditado (O QUE MOVE O HOMEM E O INTERESSE).
Se não faz fala, e faz fala, vamos deixar essa besteira de lado A, ou lado B, e buscar mais investimentos, para dar emprego ao povo de Santa Luz.
realmente o que importante e que estao se mexendo,buscando uma solucao para todos que vivem do garimpo,direto,ou indiretamente…parabens.
o povo é fogo fala de tudo
prefeito é esse se preocupa com o povo da sua cidade parabéns.
É uma vergonha liberar garimpo dessa forma esqueceram quantas pessoas já morreram por falta de segurança, sanidade do meio ambiente e seguridade social !!!
Libera garimpo ilegal ta certo isso poluir o meio ambiente