Santaluz: Prefeitura lança projeto para beneficiar 120 famílias
A Prefeitura Municipal de Santaluz, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, lançou, nesta segunda-feira (18), em parceria com o Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (CONSISAL), o Projeto 2ª Água – Novas Tecnologias para Convivência com o Semiárido.
O evento, que contou com a participação do prefeito Zenon Nunes Filho (PSD), acompanhado do secretário de Agricultura e Meio Ambiente José Haílton e da agrônoma Tereza Dias, ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação e reuniu vereadores, agricultores, representantes de associações comunitárias, de cooperativas de crédito e do Banco do Brasil.
O Projeto 2ª Água é uma iniciativa para a implementação de estruturas voltadas à produção de alimentos e geração de renda para agricultores e agricultoras familiares residentes no Território do Sisal.
A apresentação foi feita pelo Coordenador do projeto, Felipe Lopes de Santana, representante do CONSISAL. Segundo Felipe, durante a primeira fase, serão beneficiadas 120 famílias luzenses, distribuídas da seguinte maneira: 40 famílias receberão o kit 1 (galinheiro + cisterna + horta + banco de forragem + limpeza 15 horas ); 40 famílias para o kit 2 (horta + barreiro 30 horas) e 40 famílias para o kits 3 (50 barreiros comunitários com média de 20 famílias cada). O cadastramento das famílias será feito nos próximos dias.
“Serão 120 famílias beneficiadas, graças ao empenho do prefeito Zenonzinho, que se colocou à disposição para apoiar a implantação do 2ª Água em Santaluz. Não teríamos como desenvolver um programa tão importante e grandioso sem as parcerias”, destacou.
Ainda de acordo com o coordenador, o projeto é inovador no território do sisal, e nesse formato é o primeiro implantado no país. Os agricultores familiares beneficiados estarão prontos para gerir seus aviários e produzir hortaliças, contribuindo não só na alimentação de suas famílias, como também aumentarão sua renda mensal de forma significativa.
Após a seleção, os agricultores participarão de curso de capacitação e receberão acompanhamento até a entrega das unidades produtivas e seu funcionamento.
O prefeito Zenonzinho comemorou a conquista e destacou a importância do projeto. “Estou muito feliz, pois, o Projeto 2ª Água trará grandes oportunidades para a agricultura familiar luzense, que precisa ter produção para obter renda e garantir o sustento digno das famílias. Continuaremos empenhados em buscar melhoria de vida para os agricultores luzenses, através de parcerias com sindicatos, cooperativas e associações”, afirmou.
Perfeito, parabéns à aqueles que de fato buscam melhorias para cidade.
Parabéns a todos pelo empenho desse projeto.
no foto acima só vi pessoas que voltaram com o prefeito.sera que esse projeto irá beneficiar todos sem distinção de partido.