DSC06259

A Prefeitura de Santaluz, por meio da coordenação de Atenção Básica, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado da Bahia iniciou nesta segunda-feira (4) a formação técnica de 67 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do município. Trata-se do 2º módulo do Curso Para Formação Técnica de Agentes Comunitários de Saúde, com ênfase em vigilância em saúde. Segundo informações da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), dos 417 municípios baianos, Santaluz é um dos poucos que iniciaram o módulo II, dividido em 04 unidades. Ao todo, são 05 turmas formadas por agentes comunitários do Programa de Saúde da Família (PSF) de Barreirinho, Castro Alves, Várzea da Pedra, Serra Branca, Sisalândia e Pereira. Além dos agentes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Eles vão cumprir 520 horas de capacitação no módulo II, e serão certificados pela Escola de Formação Técnica em Saúde Professor Jorge Novis, vinculada à Sesab.

DSC06270

O objetivo do curso é qualificar os agentes para que possam atuar junto às equipes multiprofissionais dos serviços de Atenção Básica e nas Unidades de Saúde. As aulas teóricas da unidade I, do módulo II acontecem de 04 a 08 e de 25 a 29 de novembro, na Universidade UNOPAR, no pólo de Santaluz. Além das aulas práticas, que serão desenvolvidas no próprio local de trabalho dos agentes comunitários.  Por questão de logística, as aulas para os agentes do Distrito de Pereira e Sisalândia estão sendo ministradas no Pereira. O curso tem como facilitadoras as enfermeiras Ana Lívia, Tscilla, Mônica, Girlene, Geysa, Luciana, Jussara e Cátia, que foram previamente capacitadas para atuar no projeto.

DSC06281

“Ficamos muito satisfeitos em colaborar com a formação dos agentes comunitários de Santaluz, que são extremamente importantes para o processo de trabalho na Atenção Básica. Gostaria de agradecer ao prefeito Zenon Nunes Filho, sobretudo pela valorização da formação dos Agentes Comunitários de Saúde, pois, o fato de Santaluz ser um dos poucos municípios da Bahia a realizar esta etapa do curso, deve-se ao seu esforço e empenho do prefeito Zenonzinho”, declarou a coordenadora da Atenção Básica, Danuza Cunha.

Redação Notícias de Santaluz

*Ver mais fotos