A Secretaria de Saúde do Município de Santaluz, em parceria com o Governo do Estado da Bahia e Secretaria Estadual de Saúde – Sesab realizou na manhã desta quarta-feira (19), na Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública para fazer a apresentação do PROGRAMA ESTADUAL DE RASTREAMENTO DO CÂNCER DE MAMA, Estratégia Itinerante, ação da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que pretende garantir o acesso de mulheres de 50 a 69 anos à Mamografia Bilateral.

A Estratégia Itinerante já percorreu 119 municípios baianos, e chega à Santaluz visando ampliar o acesso da mulher aos procedimentos diagnósticos, fortalecendo a Rede de Atenção à Saúde da Mulher e qualificando os profissionais na abordagem e acolhimento da assistência à mulher.

Participaram da Audiência Pública o Prefeito Zenon Nunes (PSD), a secretária Municipal de Saúde, Ana Ofelia Matos Marques, a secretária de Educação Rosimar Sena, Vereadores do Município de Santaluz, além de representantes da Secretaria Estadual de Saúde.

CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES

O rastreamento será feito entre os dias 26 de junho e 11 de julho de 2013, de segunda a sábado, (inclusive no feriado do dia 02 de julho), das 07h às 17h no Largo do Tanque Grande (Em frente à Secretaria de Saúde).

Nos dias do rastreamento, todas as mulheres participantes deverão comparecer com Cartão do SUS, CPF e RG em mãos. Aquelas que ainda não possuem o Cartão do SUS poderão solicitar na Secretaria Municipal de Saúde. Para emitir o Cartão, é necessária a apresentação de todos os documentos acima e Certidão de Nascimento.

Agenda de Atendimento por localidade, para realização do Exame de Mamografia para Rastreamento do Câncer de Mama:
Área PSF Castro Alves: 26 e 27/06
Área PSF Várzea da Pedra: 28/06
Área PSF Pereira: 29/06 e 01/07
Área PACS Sede (Perímetro Urbano de Santaluz – Exceto Área do PSF Castro Alves): 02, 03, 04 e 10/07
Área PSF Sisalândia: 05/07
Área PSF Serra Branca: 06/07
Área PACS Rural: 08/07
Área PSF Barreirinho: 09/07
Área Descoberta (Onde não existe PSF e não há atuação dos Agentes Comunitários de Saúde): 11/07
Redação Notícias de Santaluz
Fotos:  Adimael  Barbosa – Ascom PMS