O governador Jaques Wagner disse hoje (19) que a inclusão de 264 municípios da Bahia no Programa Mais Médicos, considerados prioritários pelo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, irá aliviar o caixa dessas prefeituras, que tem capacidade de arrecadação menor e dependem muito do repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A afirmação foi feita durante a apresentação pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, do Programa Mais Médicos aos prefeitos baianos. “Para nós é uma grande conquista, pois além de levar saúde para a população desses municípios, o governo federal alivia o caixa das prefeituras que estão apertadas com a queda do FPM”, disse Wagner.

De acordo com dados recentemente divulgados pelo Ministério da Saúde (MS), Santaluz está entre os 264 municípios baianos com prioridade para receber profissionais. Na avaliação do governador, o programa vai garantir mais saúde para os municípios que tem poucos recursos sem comprometer as finanças das prefeituras. “Por serem menores, os municípios dependem basicamente do FPM e, por isso, os médicos não querem ir”. 

O governador lembrou que estrutura sem médico presente não adianta, citando que o governo baiano já construiu 530 postos de saúde da família e cinco hospitais novos em parceria com o governo federal. “O médico é o principal da estrutura, sem ele o serviço não funciona”, afirmou.

Redação Notícias de Santaluz – Com informações do Bahia Econômica

Deixo o seu comentário

comentário(s)