Share Button

Ascom Instituto Souza Cruz

medmdaepplr

Foto: Divulgação

A Bahia é um dos estados participantes do VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira. Entre os dias 15 e 22 de outubro, um grupo de onze jovens rurais, de diferentes estados do país, conhecerá a realidade rural do território do Sisal. A iniciativa é uma ação da Rede Jovem Rural, coordenada pelo Instituto Souza Cruz, e foi reconhecida em 2015 como um estudo de caso pela Comissão Europeia, que capitaneou uma pesquisa internacional sobre os regimes de intercâmbio direcionado a jovens rurais no mundo.

Os jovens serão recebidos pelo Movimento de Organização Comunitária (MOC), que contribui, há mais de 40 anos, para o desenvolvimento sustentável do semiárido baiano.  No período de uma semana, os intercambistas – oriundos do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Pernambuco – participarão de atividades culturais, visitas técnicas a agricultores familiares e cooperativas, entre outras ações. A iniciativa passará pelos municípios de Riachão do Jacuípe, Retirolândia, Santaluz e Conceição do Coité. O intercâmbio será encerrado com um tour em Salvador. Os participantes também pernoitarão nas casas de agricultores familiares, tendo um contato mais próximo com o dia a dia da região. No retorno para seus estados de origem, poderão adaptar esses conhecimentos às suas realidades.

Sobre a iniciativa
O VI Intercâmbio da Juventude Rural Brasileira está proporcionando a 50 jovens do campo a oportunidade de conhecer diferentes realidades rurais. Seis estados e seis organizações não-governamentais que investem em projetos de Educação do Campo apoiam a ação. A iniciativa, dividida em cinco etapas, segue até novembro. Os estados participantes são: Pernambuco, Bahia, Santa Catarina, Paraná, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Deixo o seu comentário

comentário(s)