O número de usuários de TV por assinatura no Brasil caiu 0,21% em maio deste ano, com uma redução líquida de 35.260 clientes em relação a abril, e fechou o mês com 16.934.416 assinantes. No fim de abril, eram 16.969.676 assinaturas. Os dados, que contrariam a tendência de expansão no setor nos últimos anos, foram divulgados na tarde desta quinta-feira (4) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sem outros detalhes, o órgão regulador informou que a queda foi influenciada principalmente pelo saldo negativo de 130,45 mil assinaturas do Grupo Sky. Na semana passada, a DirecTV – que controla o grupo – comunicou que uma investigação interna apontou que a Sky Brasil teria inflado a base de assinantes em cerca de 200 mil clientes, devido a práticas irregulares por alguns funcionários. Com isso, a modalidade de TV via satélite perdeu 0,38% dos clientes, mas continuou líder no mercado, com 61,9% de participação. A TV a cabo registrou o acréscimo de 18,7 mil assinaturas e chegou a 37,8% do conjunto de usuários do serviço. (Agência Estado)