Share Button

Por Agência Brasil

Foto: Freepik

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orienta que usuários da losartana, recolhida preventivamente pelos laboratórios fabricantes, não suspendam o uso do medicamento por conta própria.

O recolhimento foi determinado pelos laboratórios entre setembro de outubro do ano passado, depois de encontrada presença das impurezas do tipo azido no produto.

“A losartana pertence à classe conhecida como ‘sartanas’, que são medicamentos seguros e eficazes no controle do tratamento de hipertensão e insuficiência cardíaca, reduzindo significativamente o risco de derrame e infarto. A interrupção do tratamento com a losartana sem a orientação médica correta pode levar a problemas graves, tais como episódios de hipertensão”, alertou a agência.

Outra recomendação da Anvisa é que pacientes que tiverem alguma dúvida sobre o tratamento atual devem conversar com seu médico ou farmacêutico. Qualquer suspeita de eventos adversos deve ser notificada à Anvisa e informada ao médico responsável.

Os recolhimentos mais recentes de alguns lotes do medicamento losartana ocorreram em setembro e outubro de 2021 e os fabricantes já concluíram esse trabalho. Além dessa medida, a partir da publicação das resoluções da Anvisa que suspenderam a comercialização, nenhum lote desses produtos pode ser colocado à venda.

Sobre a presença da impureza “azido” encontrada nas medicações, a Anvisa disse que monitora o nível de pureza dos remédios e explicou que a ocorrência envolvendo a losartama ela pode ser resultado do próprio processo de fabricação do insumo farmacêutico ativo, ou seja, um subproduto de interações químicas que acontecem durante a produção da substância. 

Deixo o seu comentário

comentário(s)