Vacinação-Aftosa1

Foto: Divulgação

A Bahia registrou índice acima dos 90% exigidos pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) para estados livres de febre aftosa com vacinação. Com 93,70% do rebanho vacinado contra a doença, a Secretaria da Agricultura, por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), comemora o alto percentual conquistado pelos criadores baianos. 

Segundo o secretário da Agricultura, Jairo Carneiro, os dados divulgados nesta terça-feira (22) reforçam a responsabilidade do criador e o compromisso do Governo da Bahia em fortalecer a pecuária, garantindo a sanidade das 10.820.791 cabeças existentes no estado. Na campanha de maio do ano passado, no auge da seca, o índice ficou em 91,15%. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) comemora o alto índice de vacinação na Bahia, mas ressalta a importância da extinção da zona de proteção para a febre aftosa diante da evolução dos estados do nordeste e norte do Pará para o mesmo status de Livre de Febre Aftosa com Vacinação. 

O último foco de febre aftosa na Bahia ocorreu em 1997 no município de Jussari. Desde então, as ações de defesa sanitária foram fortalecidas para impedir a reintrodução do vírus no território baiano. Em 2010, a extinção da zona tampão e a criação da zona de proteção livre de febre aftosa com vacinação foram pactuadas entre os governos da Bahia, Piauí e Ministério da Agricultura, por meio de ações de defesa sanitária.

Redação Notícias de Santaluz

Deixo o seu comentário

comentário(s)